DESTINOS

A maré muda no Caribe à medida que as ilhas facilitam a entrada de turistas

Desde relaxar os requisitos de teste Covid até removê-los completamente, várias ilhas do Caribe reduziram os protocolos de entrada da era da pandemia. E autoridades e executivos de viagens dizem que as medidas abrirão o caminho para a recuperação regional este ano. 

Coexistir com o Covid parece ser a regra geral atual do Caribe, com a trajetória global de queda de casos resultando em menos hesitação e mais confiança entre os viajantes para embalar seus chinelos e protetor solar e seguir para as ilhas.

E embora a variante BA.2 esteja causando uma nova onda de casos, a menos que provoque bloqueios ou o retorno de medidas rigorosas, a região está pronta para ver um retorno aos números de chegada pré-pandemia.

“Há sinais iniciais de dados preliminares de que o Caribe está se recuperando do impacto do Covid-19 em um ritmo mais rápido este ano, 2022, do que no ano passado”, disse Neil Walters, secretário-geral interino da Organização de Turismo do Caribe. “Muito disso pode ser atribuído à flexibilização dos protocolos. 

“Destinos que começaram a diminuir as restrições mais cedo estão em um estágio mais avançado de recuperação”, disse ele. 

Falando durante um webinar da Associação de Hotelaria e Turismo do Caribe (CHTA) em 7 de abril, Walters disse que as chegadas aumentaram 69% em 2021 em relação a 2020, mas ainda caíram 41% em relação a 2019. 

Nicola Madden-Greig, presidente do CHTA, citou indicadores positivos para 2022: as taxas de ocupação hoteleira nos dois primeiros meses do ano atingiram em média cerca de 70% do desempenho máximo do setor no mesmo período anterior à pandemia. 

Ela também atribuiu o crescimento à facilidade de entrada. 

“Estamos satisfeitos com a redução contínua das restrições de viagem do Covid-19, que eliminou parte da hesitação persistente em viajar para a região”, disse ela. “Muitas jurisdições estão registrando um aumento nas chegadas. A CHTA espera que a forte tendência de viagens continue durante os meses de verão”.

Para ter certeza, as restrições de entrada do Covid ainda estão em vigor. Muitas ilhas do Caribe ainda exigem algum tipo de teste Covid na entrada. Vários destinos ainda estão fechados para viajantes não vacinados, e as regras ainda podem mudar com frequência.

Mas os membros da indústria de viagens saudaram o relaxamento das políticas, como permitir que viajantes vacinados façam testes rápidos de antígeno antes da chegada em vez de testes de PCR, que são mais caros e podem levar até 72 horas para fornecer resultados.

“As últimas semanas trouxeram boas notícias para o Caribe, com mais destinos, incluindo Santa Lúcia, Jamaica, Barbados, Curaçao, Antígua e Granada, diminuindo as restrições de viagem e facilitando a vinda de visitantes para a região”, Adam Stewart , presidente executivo do Sandals Resorts International, no início de abril.  

A Jamaica, por exemplo, não exige mais testes de Covid antes da chegada para visitantes vacinados ou não vacinados. Também encerrou seu mandato de máscara.

Em um discurso recente, o ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, disse que os níveis de casos do país insular “diminuíram constantemente nos últimos meses e as chegadas de visitantes aumentaram com esperanças de uma recuperação completa em 2023”.

A Jamaica recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes em 2021 e este ano projeta até 2,5 milhões. 

Santa Lúcia este mês eliminou todos os requisitos de pré-teste para visitantes vacinados e eliminou o upload de documentos para todos os viajantes. Os visitantes não vacinados ainda devem apresentar prova de um teste PCR negativo realizado dentro de cinco dias após a chegada.

“Continuamos comprometidos em coexistir com o Covid e olhamos para o futuro com esperança”, disse Ernest Hilaire, ministro do Turismo de Santa Lúcia, durante um webinar em fevereiro. 

Dominica abandonou sua exigência de teste para viajantes vacinados e removeu uma regra de quarentena para visitantes não vacinados.

St. Kitts e Nevis, em 1º de abril, deu aos viajantes vacinados a opção de enviar um teste rápido em vez de um teste de PCR, que era exigido anteriormente.

“Estamos confiantes de que esses requisitos de entrada alterados ajudarão na recuperação de nossas chegadas aéreas e na recuperação contínua de nossa indústria de turismo e economias relacionadas”, disse Lindsay Grant, ministra de turismo, transporte e portos do país.

Granada, que no ano passado teve uma quarentena obrigatória de 48 horas, recentemente retirou os requisitos de teste para todos os viajantes. Aruba, Curaçao e Porto Rico fizeram o mesmo.

A República Dominicana não exige testes de Covid desde setembro de 2020. 

O número de visitantes no ano passado se aproximou de 5 milhões, próximo aos níveis de 2019.

Uma política que muitos citam como um obstáculo à recuperação do turismo – mas que está fora do controle das ilhas – é a regra de que todas as chegadas internacionais testam um dia antes de entrar nos EUA. a administração Biden para revogar a exigência para os vacinados. 

“Acreditamos que isso estimulará ainda mais as viagens pelo Caribe”, disse Madden-Greig. 

É um obstáculo a menos, no entanto, para os viajantes para os territórios dos EUA. Porto Rico abandonou os protocolos Covid para todos os viajantes em 10 de março. Não é necessário comprovante de vacinação, teste de pré-entrada ou autorização de viagem, o que, combinado com não ter que fazer o teste para retornar ao continente americano ou ter um passaporte para entrar, torna é uma das ilhas mais fáceis para os viajantes americanos visitarem. ( As Ilhas Virgens Americanas abandonaram os testes de pré-entrada para viajantes vacinados , embora os viajantes não vacinados ainda devam fazer o teste.) 

Jorge Hernandez, CEO da Aerostar Airport Holdings, operadora do Aeroporto Luis Munoz Marin em San Juan, chamou 2021 de “ano estelar” graças a mensagens consistentes, que ele disse que a região deveria adotar. 

“Todas as ilhas precisam desse tipo de mensagem para explicar aos viajantes que os requisitos de viagem são mais fáceis agora que a pandemia está diminuindo à medida que a demanda por viagens está crescendo”, disse ele.

Artigos relacionados
DESTINOS

Conheça os destinos nacionais mais procurados pelos foliões para o carnaval

O carnaval promete levar multidões às ruas em todo o Brasil. A previsão é de mais de 65 milhões de…
DESTINOS

Maranhão combina patrimônio histórico e belezas naturais únicas no Nordeste

O Maranhão se destaca no cenário turístico nacional por oferecer uma das combinações mais ricas do Brasil: a diversidade cultural…
DESTINOS

Compra de bilhetes aéreos para o Carnaval de SP cresce 11% em 2026, em relação ao mesmo período de 2025

Figurando entre os principais carnavais do mundo, a folia paulista está atraindo a atenção de turistas internacionais de todo o…