
A programação do Carnaval 2022, devido à pandemia de Covid-19, ficou restrita aos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães, além de atrações no Terreirão do Samba. Uma operação especial foi planejada, envolvendo órgãos municipais com equipes de prontidão para a prestação de serviços aos cidadãos durante a folia, que começa hoje, 20, e vai até domingo, 24. A programação operacional inclui ainda o Desfile das Campeãs, no dia 30 deste mês.
Em relação ao trânsito no Centro da cidade e em todos os seus acessos, agentes da CET-Rio, da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal vão trabalhar para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar bloqueios viários. O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar todas as áreas de eventos por meio de câmeras.
A Secretaria Municipal de Saúde montou sete postos médicos ao longo da Sapucaí. A estrutura de atendimento conta com 32 leitos. Pacientes com quadros mais graves terão ambulâncias com UTI móvel para a transferência. Na Intendente Magalhães há um posto médico de atendimento, além de quatro ambulâncias. No Terreirão do Samba, dois postos médicos e quatro ambulâncias.
A Comlurb escalou equipes para todos os dias de desfiles, no Sambódromo e na Estrada Intendente Magalhães, que atuarão na limpeza dos equipamentos e das ruas de acesso. Já a Seop e a Guarda Municipal terão mais de 3.200 agentes na Sapucaí e na Intendente. Um planejamento que inclui a fiscalização, por equipes da Controladoria de Controle Urbano (CCU), dos 80 ambulantes autorizados no entorno do Sambódromo.