BLOG DO MOZART LUNA

FPM CONTINUA SUBINDO: 34,08%. PREFEITOS COMEMORAM E ESPERAM MAIS 3% EXTRA ESTE ANO. EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE MARAGOGI EM SÃO PAULO BATE RECORDE DE PÚBLICO. COMUNIDADE EM ARAPIRACA ESCOLHE A MÃE MAIS LINDA.

Os prefeitos só têm a comemorar este ano, assim como foi o ano passado com o aumento dos valores do Fundo de Participação dos Municípios que não param de subir, chegando a superar 2021 em 34,08% nestes quatro primeiros meses de 2022. O dinheiro foi depositado ontem nas contas das prefeituras com um total de R $1,058 bilhões. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o segundo decêndio de abril de 2022, comparado com mesmo período do ano anterior, apresentou crescimento de 34,08% em termos nominais (valores sem considerar os efeitos da inflação). Já o acumulado do mês, em relação a 2021, também oscilou positivamente, com tendência de aumento de 37,80%. No caso em que o valor do repasse é deflacionado, ou seja, retirando o efeito da inflação do período e comparando com o mesmo período do ano anterior, houve crescimento de 22,80%. Vale lembrar que este ano as prefeituras vão receber mais 3% de FPM extra em julho, setembro e dezembro reforçando o caixa dos municípios e gerando muito alegria para os prefeitos que desde o ano passado têm muito dinheiro nas contas para atender a todas as demandas da população que pode cobrar os gestores as obras e ações para gerar emprego e renda. Há quem diga que o que falta nas prefeituras é a borrachinha para amarrar as cédulas, mesmo assim tem prefeito chorando, dizendo que não há recursos para atender aos pedidos do povo, para estes falta lenços para enxugar as lágrimas de crocodilo. Quem tiver a receber pode cobrar aos prefeitos hoje.

Coeficientes


Do total repassado aos Municípios, os de coeficientes 0,6 – que representam a maioria (2.441 ou 43,84%) -, irão partilhar R $259.269.224,06. Isso representa 19,60% do total transferido. Vale lembrar que os Entes locais com mesmo coeficiente recebem valores diferenciados de outros Estados.

Acumulado


Ao considerar os valores repassados neste ano, o FPM também indica tendência de crescimento que chega a 26,85% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação). Esse percentual está relacionado com o mesmo período de 2021. Mesmo que as projeções e os indicadores estejam apontando para um cenário econômico muito bom para os prefeitos, todos cobram reformas como a tributária, a administrativa e a revisão do pacto federativo.

Arapiraca

A Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores Familiares do Sítio Piauí em Arapiraca (ACOMAF PIAUÍ), está promovendo um concurso, através de suas redes sociais, em homenagem ao Dia das Mães. O concurso intitulado “Minha Mãe é uma Beleza” elege a mãe mais bonita da comunidade. As inscrições ocorreram entre os dias 6 e 15 de abril e a votação para escolher a mais bela mãe aconteceu de 18 de abril até às 17h do dia 7 de maio.

Arapiraca

Para participar basta acessar o perfil da associação no Instagram @acomafpiaui, ir na publicação e fazer um comentário na postagem com o nome da candidata que está na foto, lembrando que só vale um voto por usuário/conta do Instagram.

Maragogi/exposição

Uma das mais frequentadas estações do metrô de São Paulo está com uma exposição fotográfica de Maragogi. É a EXPO BRASIL MARAGOGI, uma iniciativa da Prefeitura que está sendo um sucesso de público. A exposição tem 20 painéis fotográficos dos atrativos turísticos e da gastronomia, assim como a cultura de Maragogi. Cerca de 550 mil pessoas por dia estão vendo a exposição.

Maragogi/exposição 2

Nos painéis fotográficos está também um QR CODE, onde os visitantes podem ter acesso ao site da Prefeitura e assim obter mais informações sobre roteiros de passeios, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. A expectativa é que cerca de 16,5 milhões de pessoas vejam os atrativos turísticos de Maragogi e aí decidam conhecer este maravilhoso lugar.

Maragogi/curso

A prefeitura de Maragogi, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), está realizando o curso de Processamento de Mandioca/ Macaxeira, para os usuários atendidos no centro. O curso está sendo ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e contou com a parceria das Secretarias de Educação, Trabalho e Assistência Social.

Maragogi/inscrição

As aulas iniciaram nesta última segunda-feira (18) e terminam nesta quarta-feira (20), sendo ministradas no Centro de Qualificação Profissionalizante Zuleide Lyra, com metodologia prática, os participantes estão conhecendo melhor a mandioca e suas propriedades, além de aprender como fazer diversos produtos como: bolo, pudim, brigadeiro, entre outros. Ao final do curso, todos os alunos receberão certificados.

Penedo

No dia 07 de maio será realizado o Primeiro Festival de Bolos e Tortas, com sorteio de brindes. A ação arrecada fundos para a construção da Igreja Pentecostal Elohim Lírio dos Vales. A campanha, que tem como tema: “Tô fazendo uma grande obra, não posso parar”, está sendo organizada pelo pastor Alex Braz e acontecerá na Praça 12 de Abril, Centro Histórico de Penedo, a partir das 17 horas.

Pão de Açúcar

Na última segunda-feira (18) ocorreu o lançamento do programa “Pão de Açúcar Lê”. Na cerimônia teve Cia Literando com Damiana e Sidnei Melo na contação de histórias; Rosângela Santos com Palestra: Leitura como prática Salvadora.  No dia 30/04 será o dia das Unidades de Ensino apresentarem o que foi desenvolvido em sala de aula.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Bolsonaristas divididos em Arapiraca com candidatura de Fabiana Pessoa, que tira tranquilidade da candidatura de Luciano Barbosa. IGPS realiza ação de saúde em Branquinha. Uneal é beneficiada com ação do Governo do Estado.

Bolsonarista de Arapiraca A ex-prefeita de Arapiraca Fabiana Pessoa (PL), se prepara para ser a maior adversária de Luciano Barbosa…
BLOG DO MOZART LUNA

Falta de cuidado com a cidade prejudica turismo em Piaçabuçu, mas disputa eleitoral pode mudar cenário no município. Pedra Fest em Delmiro já tem programação definida. Castra móvel em Penedo. Jovens ganham espaço para prática de esporte em Japaratinga

Melhorar turismo em Piaçabuçu Piaçabuçu possui um potencial turístico lindíssimo que não tem divulgação por parte do poder público municipal,…
BLOG DO MOZART LUNA

T R E cancelas títulos em Barra de Santo Antônio. Polícia Federal deve investigar quem estaria por trás da operação criminosa. Julgamento de Marcos Madeira é suspenso. FPM com aumento de 15,23% ano já é 11% positivo que 2023.

Títulos cancelados O cartório da 17ª Zona Eleitoral, responsável pelo município de Barra de Santo Antônio, cancelou 1.785 títulos eleitorais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :