Piranhas é uma das cidades que possui mais acervos arquitetônicos conservador, assim como Penedo e Marechal Deodoro. Isto é fruto de uma consciência da população e de gestores que se preocupam com a preservação de sua história e cultura. O mesmo não se pode dizer de cidades como Porto Calvo, que chegou a ser uma das mais importantes, durante o período do Brasil Colônia e que chegou a possuir um majestoso forte militar português, que foi impiedosamente destruído e sua relíquias dilapidadas. O cuidado com o patrimônio histórico de nossos municípios deveria ser uma prioridade dos prefeitos e autoridades estaduais, entretanto, cidades como Água Branca e Passo do Camaragibe estão sofrendo com a destruição de seu casario, já que não contam com a proteção da Lei de Preservação do Patrimônio Histórico. No sentido contrário ações importantes estão sendo realizadas para preservar a memória de nosso povo, como a parceria entre a Prefeitura de Piranhas e a Secretaria Estadual de Cultura que vão firmar um convênio de cooperação para implementação do Projeto de Valorização do Patrimônio Cultural da cidade situada no alto sertão alagoano. O governador Klever Loureiro, a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, e o prefeito de Piranhas, Tiago Freitas, assinam o documento nesta segunda-feira (25), às 10h, durante a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no município sertanejo.
Projeto
O projeto visa à reforma e restauração de patrimônios culturais do município, como o Museu do Sertão Marília Rodrigues, o Museu da Vila de Entremontes e a construção de pórtico no Distrito Piau, possibilitando a manutenção da integridade estrutural dos equipamentos culturais, como também agregando valores estéticos ao projeto urbanístico local.
Secult/Melina
O convênio que será firmado totaliza um valor de R$ 1.4 milhão, sendo R$ 50.114,32 a serem repassados pela prefeitura municipal. Segundo Melina Freitas, secretária estadual da Cultura, o projeto de valorização do Patrimônio Cultural de Piranhas trará mais sentimento de pertencimento para a população piranhense, além de proporcionar alternativas que melhorem o desenvolvimento econômico e o turismo da região.
Piranhas/patrimonio
O seu sítio histórico e paisagístico foi tombado em 2014, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre os fatores destacados pelo Iphan, estão os valores históricos, arquitetônicos, paisagísticos e culturais, além de ser a região que representa a ocupação e conquista do Estado, desde o início do século XVIII, e a integração social e comercial da Região Nordeste.
Piranhas/recuperação
Vale lembrar que o município de Piranhas passou por momentos muito difíceis durante gestões que sucederam a administração da ex-prefeita Melina Freitas. Foram cerca de 6 anos de abandono e destruição. Contudo a esperança retornou com o prefeito Tiago Freitas que já em pouco mais de um ano e meio, deu nova vida a cidade que já respira desenvolvimento.
Penedo
A Prefeitura de Penedo está entregando 55 novos computadores para as escolas e profissionais da Educação municipal. Eles serão usados para melhorar cada vez mais o ensino para os estudantes.
Pão de Açúcar
A Prefeitura de Pão de Açúcar realizou a Conferência e os temas abordados foram: a inclusão, equidade e qualidade, compromissos com o futuro da educação brasileira. Onde foram discutidos entre os participantes os seguintes fundamentos: avaliações das diretrizes e metas, uma escola para o futuro, com tecnologias e conectividades a serviço da educação, e a criação do SNE.
Participação
A Conferência contou também com a presença de representantes do Poder Público, e com importantes organizações que atuam na área da educação contando com todos os profissionais e pessoas interessadas em contribuir para a melhoria da educação.
Coruripe
No dia 30 haverá uma grande festa em Coruripe. O prefeito Marcelo Beltrão preparou um grande evento para comemorar antecipadamente o Dia do Trabalhador, que acontece no dia Primeiro com a A Festa do Trabalhador. Será no dia 30 de abril, a partir das 20h30, na Pindorama.
Coruripe 2
Em Coruripe com a chegada dos grãos do Projeto Maná 2022, cerca de 600 famílias de pequenos agricultores do município serão contemplados neste ano, sendo esse número o DOBRO do ano passado!