Destaques

Brasil e Turquia renovam cooperação na área de turismo

Brasil e Turquia renovaram o acordo de cooperação para promoção do turismo entre os países em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty. Na ocasião, os ministros de Turismo do Brasil, Carlos Brito, e de Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, assinaram documento que busca fortalecer e ampliar o fluxo turístico turco e brasileiro em ambos os territórios. Também acompanharam a cerimônia o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Silvio Nascimento. 

Entre as ações previstas estão a troca de informações relacionadas a estatísticas, pesquisas de mercado, política e legislação do setor; investimentos e promoção turística; troca de experiências em segmentos turísticos, como ecoturismo e turismos cultural, religioso, histórico e acessível; e ações de qualificação com intercâmbio de especialistas e boas práticas. O acordo, assinado pela primeira vez em 1995, é válido por cinco anos, com renovação automática por igual período.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou a importância para o setor da parceria assinada. “A partir da assinatura deste Memorando de Entendimento entre os nossos países, vamos fortalecer e aprofundar relações no setor turístico, que terá um papel fundamental para ajudar na recuperação econômica dos países em todo o mundo no cenário pós-pandemia”, declarou Brito. “Nosso governo acredita no turismo, setor que passou a ser visto como prioridade na geração de emprego, renda e riqueza no país”, concluiu.

Já o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, ressaltou a expertise dos turcos nesta área. “A Turquia, sem dúvida, é um caso de sucesso na promoção da atividade turística e nós pretendemos aumentar nossa cooperação nesse campo”, disse. “O Brasil tem potencial para aumentar seu turismo e, seguramente, o exemplo turco pode nos favorecer nesse âmbito”, completou.

FLUXO TURÍSTICO – Em 2020, o Brasil recebeu a visita de cerca de 4 mil turistas da Turquia. Por conta do fechamento de fronteiras, o número foi 66% menor do que as visitas recebidas em 2019 (11.914), antes da pandemia de Covid-19. A maior parte foi motivada por negócios, eventos e convenções (43,2%), especialmente nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP); seguida por lazer (29%), que também teve como principal expoente o Rio de Janeiro, além de Foz do Iguaçu (PR).

Entre as viagens a lazer, 50,5% optaram por destinos brasileiros de sol e praia, enquanto 24,7% preferiram atrativos de natureza, ecoturismo ou aventura e 19,7% opções culturais. Segundo o Anuário Estatístico de Turismo 2021 do Ministério do Turismo, 66,1% dos turistas turcos estiveram em 2020 no país pela primeira vez e 94,3% afirmaram que recomendariam o Brasil.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a Turquia é o 6º país do mundo que mais recebe turistas internacionais, confirmando que o setor do turismo constitui uma parte importante da economia local. Em 2019, recebeu 51,2 milhões de turistas em seu território, sendo 101,2 mil brasileiros. Também naquele ano, a Turquia exportou 10,5 milhões de turistas para o mundo.

RELAÇÕES BILATERAIS – As relações diplomáticas entre Brasil e Turquia tiveram início com a assinatura do Tratado Bilateral de Amizade e Comércio, em 1858. De lá para cá, houve significativo estreitamento das relações bilaterais. O Brasil é o primeiro parceiro estratégico da Turquia na América do Sul e principal parceiro comercial da Turquia na região.

Durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil planeja a discussão de temas prioritários das agendas bilateral e regional, com ênfase na situação na Ucrânia, na qual a Turquia tem desempenhado relevante papel diplomático.

No âmbito bilateral, está prevista a realização da IV Reunião da Comissão de Cooperação Conjunta de Alto Nível, na qual serão discutidas iniciativas de cooperação nos setores de defesa, turismo, cooperação, investimentos e educação. A revitalização da Comissão insere-se no Plano de Ação da Parceria Estratégica entre o Brasil e a Turquia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, destacou sua felicidade por estar no Brasil e agradeceu a hospitalidade que recebeu. Sobre o turismo, Çavuşoğlu afirmou que a parceria assinada nesta segunda-feira vai cooperar para aumentar o fluxo de visitantes entre os países. “Nós já estamos em contato com a Turkish Airlines para aumentar a frequência de voos para o Brasil, inclusive com uma nova rota diretamente para o Rio de Janeiro”, afirmou.

SETOR AÉREO – Brasil e Turquia contam, em média, com 30 voos mensais. No ano passado, o plenário do Senado Federal aprovou projeto que ratifica o Acordo de Serviços Aéreos entre Brasil e Turquia, firmado em 2017. A iniciativa se somou a outras ações em desenvolvimento pelo governo federal para impulsionar a chegada de turistas ao Brasil, como a isenção de vistos para países estratégicos, a abertura do mercado aéreo brasileiro e a concessão de aeroportos que garantem mais investimentos na infraestrutura.

Artigos relacionados
Destaques

Quadrilhas juninas são oficializadas como manifestações culturais nacionais

As quadrilhas juninas, tradicionais grupos de danças típicas das celebrações dessa época do ano, foram oficialmente reconhecidas como manifestações culturais…
Destaques

SP quer desenvolver rota transcontinental indígena no estado

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), assinou…
Destaques

Ferramenta Amazonas To Go auxilia turistas na hora de garantir presentes regionais

Comprar presentes e souvenirs para família e amigos faz parte da programação de muitos viajantes que querem levar mais que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :