
Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, que define os 522 anos da realização de um dos principais marcos da história e da cultura do país, foi realizado, ontem, 26, um evento religioso que comemorou a celebração da Primeira Missa no Brasil, em Santa Cruz Cabrália (BA).
A Primeira Missa do Brasil marca o início da consolidação do país como um destino de fé e cultura. Celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra, a cerimônia é um dos principais acontecimentos históricos do nosso país. A celebração foi descrita em carta de Pero Vaz de Caminha encaminhada à realeza de Portugal com o intuito de comunicar a chegada à então “Ilha de Vera Cruz” e contou com a participação de expedicionários portugueses que acompanhavam Pedro Álvares Cabral e dos índios que acompanharam pacificamente a missa.
A data histórica, celebrada em 26/04, faz referência diretamente ao turismo religioso, que motiva a visita de milhões de turistas todos os anos. Durante toda a história do Brasil, diversas religiões se consolidaram entre os cidadãos e o país se tornou um relevante destino de turismo religioso, com atrações, festas, símbolos, locais e cerimônias de fé que acabaram se tornando a principal motivação de viajantes nacionais e internacionais. De Norte a Sul do país, igrejas, templos, sinagogas e outros espaços passaram a ser mais que atrações espirituais, mas também turísticas.