O retrato da representatividade feminina na política foi apresentado pelo Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em parceria com o Instituto Alziras, foi lançada a segunda edição do Censo das prefeitas brasileiras. A fundadora do MMM, Tania Ziulkoski, foi quem fez a abertura oficial e destacou a contribuição dada tanto pela Confederação como pelo MMM para a realização deste Censo. De acordo com o Censo das prefeitas brasileiras, desenvolvido pelo Instituto Alziras, em parceria com o MMM e a CNM, o Brasil está dividido da seguinte forma, no que se refere a Municípios governados por mulheres: região Norte tem 15% dos Municípios; Sul com 9%; Sudeste 8%; Centro-oeste 12%; e Nordeste com o maior percentual, 17%. Vale destacar ainda a experiência política, pois 70% já foram eleitas em outros cargos, o que significou um aumento de 16% em relação à pesquisa realizada em 2016. A respeito dos obstáculos por ser mulher na política, 47% das gestoras responderam ao Censo indicando que a falta de recursos para a campanha é um dos pontos que mais pesa. Além disso, destaca-se o desmerecimento pelo fato de serem mulheres, representando 34% das respostas; e 26% falam sobre o assédio e a violência no espaço político.
IGPS/Penedo
O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) realizou esta semana duas ações importantes nos municípios de Penedo e Igaci. Em Penedo distribuiu óculos a mais de 100 pessoas e realizou exames oftalmológicos. O trabalho foi realizado no Theatro Sete de Setembro.
IGPS/Igaci
Em Igaci a equipe do IGPS realizou Curso de Capacitação para 50 profissionais de saúde. O Curso foi ministrado pela Enfermeira Ótamis Ferreira Alves. O IGPS forneceu camisa, mochila, pasta, caneta e certificado. O Curso foi um sucesso e os profissionais aguardam outro ainda este ano.
Porto de Pedras/Pessoa
O deputado federal Severino Pessoa destinou emenda parlamentar no valor 1 milhão para a construção de uma UBS – Unidade Básica de Saúde no Assentamento Lucena. A notícia foi dada pelo prefeito Henrique Vilela pelas redes sociais que comemorou a boa notícia.
Jacuípe/Pessoa
O município de Jacuípe foi também beneficiado com uma emenda do deputado federal Severino Pessoa (MDB) que destinou R$ 953 mil para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Jacuípe. O anúncio do envio do recurso foi oficializado nas presenças do prefeito do município, Amaro Ferreira da Silva Junior, popularmente conhecido como Júnior Carro Veio (MDB) e dos vereadores Zezinho e Paulo Buarque.
Maragogi
Aconteceu em Maragogi a formação com o Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Dr Gilberto Mendes Rios, no auditório da Escola Superior da Magistratura (ESMAL), na capital alagoana. O objetivo do evento é aumentar o poder de arrecadação e regularização do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em Alagoas, que constitui um importante instrumento para o financiamento de políticas públicas e projetos que impactam positivamente a vida de crianças e adolescentes.
Pilar
No Pilar vai ocorrer a III Conferência Municipal de Educação, com o tema “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: COMPROMISSO COM O FUTURO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA”. Uma oportunidade para refletir e debater com responsabilidade e dedicação sobre o tema.
Ação parlamentar
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a vida, a deputada estadual Fátima Canuto apresentou um Projeto de Lei, nesta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa de Alagoas, que dispõe sobre a instituição dos preceitos e fundamentos dos cuidados paliativos em Alagoas.
Cuidados
São considerados paliativos os cuidados de saúde ativos e integrais realizados para prevenir e aliviar sofrimentos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, por meio da identificação precoce, avaliação e tratamentos corretos em consonância com os preceitos da Organização Mundial da Saúde (OMS).