Notícias

OMT realiza segunda edição do concurso “Melhores Vilas Turísticas”

A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou a realização da segunda edição do concurso “Melhores Vilas Turísticas” para 2022. O objetivo da competição é reconhecer, promover e ajudar no desenvolvimento do turismo rural e suas iniciativas junto às comunidades. Assim como no ano passado, o Brasil poderá eleger até três representantes. O Ministério do Turismo será o órgão responsável por fazer a seleção das vilas brasileiras.

Em 2021, na primeira edição do concurso, mais de 40 vilas turísticas foram reconhecidas pela OMT e outras 20 foram selecionadas para integrar o programa de desenvolvimento da entidade. No Brasil, o destaque foi a Rota do Enxaimel, de Pomerode (SC), eleita uma das melhores do mundo.

De acordo com o vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel, Ivan Blumenschein, o reconhecimento internacional impulsionou a visitação no município e foi motivo de orgulho para a cidade e para a entidade.

“Serviu como motivação para nossa associação e estabelecimentos participantes, pois confirmou nosso potencial e validou que estamos no caminho certo. Também gerou bastante divulgação da Rota como destino turístico, o que se refletiu no aumento do fluxo de visitantes”, destacou Blumenschein.

Segundo estimativas da associação, o fluxo triplicou depois do anúncio da OMT no ano passado. “A premiação apareceu em muitos veículos e acrescentou uma chancela de qualidade ao destino, muitas pessoas ficaram curiosas para visitar e conhecer”, explicou ele, apontando que o reconhecimento também gerou interesse na comunidade local em empreender no turismo.

O próximo passo para a Rota do Enxaimel é fortalecer a presença digital da vila e dos associados, além de outras ferramentas de divulgação. De acordo com Blumenschein, a Rota trabalha para captar investimentos, promover capacitações e desenvolver outras ferramentas de divulgação, como um mapa turístico e ações para a valorização do patrimônio histórico.

A secretária de Turismo e Cultura de Pomerode, Gladys Siervert, aponta a importância do reconhecimento internacional para a retomada do turismo na cidade. “Este momento é de suma importância para que os destinos sejam fortalecidos e atendam uma perspectiva otimista. O turismo foi um dos setores mais prejudicados pela pandemia. Daqui para a frente temos o compromisso de explorar ao máximo esse reconhecimento e estar preparados para atender a todos que nos procurarem como destino”, destacou.

Inscrições

O Ministério do Turismo abriu Chamada Pública para os interessados em participar este ano. Para concorrer, as vilas rurais devem atender a alguns critérios: pertencer a municípios de baixa densidade populacional (no máximo 15 mil habitantes), estar localizado em uma paisagem com importante presença de atividades tradicionais (agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca) e compartilhar os valores e estilos de vida da comunidade.

O prazo para envio das propostas para o MTur vai até 27 de maio. O contato para inscrições e para tirar dúvidas sobre o processo seletivo deve ser feito pelo e-mail candidaturas@turismo.gov.br.

Além de emitir um selo de reconhecimento para as vilas vencedoras, a iniciativa da OMT também seleciona vilas para integrar o programa de desenvolvimento da entidade. Será criada ainda uma comunidade de integração entre as melhores vilas turísticas e especialistas e parceiros públicos e privados, em um ambiente onde os integrantes poderão trocar experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades.

Foto: Ivan Blumenschein/Divulgação

Artigos relacionados
Notícias

EUA: Departamento de Estado reabre renovação de passaporte online, mas é limitada

A renovação de passaporte online está de volta, mas apenas para um número limitado de solicitantes e por um período…
Notícias

EUA: tarifas aéreas caem 3,6% em maio

Quando ajustadas pela sazonalidade, as tarifas aéreas nos Estados Unidos da América (EUA) caíram 3,6% em maio em relação ao…
Notícias

Atividades turísticas crescem 4,5% em abril

O turismo brasileiro continua registrando alta em seus indicadores! Em abril de 2024, o índice de atividades turísticas apontou uma…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :