Entre os stands de 25 estados de todo o Brasil está o de Alagoas. Contando com 8 artesãos e mais de mil peças em exposição, a representação alagoana na capital do país é garantida. Apoiados pelo programa Alagoas Feita À Mão, os artesãos têm a oportunidade de trocar experiências, conhecer lojistas e vender peças para quem passa pelos corredores do 15° Salão do Artesanato, em Brasília.
A feira está em exposição no Pátio Brasil Shopping até o dia 8 de maio, domingo, e conta com nomes ilustres do artesanato alagoano, como Mestre André da Marinheira, Mestre Aberaldo, Jailma Bonfim, Associação das Bordadeiras de Capela e o Grupo Luart. Para outros artesãos, como Jasson, Kêmilly Monteiro e a Associação ArtIlha, a estreia na feira de artesanato de Brasília é cheia de expectativas.
“Esta é a minha primeira feira nacional e está sendo uma satisfação muito grande pra mim estar representando Alagoas no 15° Salão do Artesanato. Eu espero mostrar a minha arte para as pessoas do Brasil inteiro que passam por aqui”, destaca a artesã Kêmilly Monteiro.
Alagoas Feita à Mão
Desenvolvido pelo Governo de Alagoas e coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o programa tem a missão de promover a produção artesanal e contribuir para a geração de emprego e renda dos artistas locais. O Alagoas Feita à Mão se firma como impulsionador estratégico da atividade em todo o Estado. Apoiado na sua pluralidade de tipologias – desde a fibra, o filé, a cerâmica até os bordados e a madeira – e na profissionalização dos trabalhadores, o setor encontra espaço e visibilidade nos mais diferentes mercados, se fortalecendo como principal fonte de renda para maior parte dos artesãos no Estado.