Destaques

Retomada do Turismo marca reencontro das viagens entre mães e filhos

A retomada do turismo trouxe muito mais do que desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para os brasileiros. Trouxe o reencontro de amigos e de familiares que há cerca de dois anos não se viam. E nos brindou, também, com o retorno da paixão pela descoberta de novos destinos, principalmente em viagens entre mães e filhos. Diante dessa retomada e em homenagem ao Dia das Mães, celebrado neste domingo (08.05), a Agência de Notícias do Turismo conversou com mães e filhos para ouvir um pouco da experiência deles em compartilhar momentos inesquecíveis neste retorno das viagens pelo país.

Como foi o caso da servidora pública Patrícia Resende, que viajou recentemente para Fortaleza (CE) com sua filha de 10 anos, suas duas mães e o esposo. Segundo ela, a viagem estava programada desde abril de 2020 e por conta da pandemia teve que ser adiada. Mas, apesar do atraso, ela conta que a viagem foi bem especial. “Foi uma das melhores viagens que realizei. Um sentimento de muita alegria, pois aguardamos muito por ela. Muito tempo sem viajar, encontro com uma parte da família, encontro com a praia e comemoração do aniversário. Foi uma viagem incrível, muito especial”, disse.

Quem também teve que esperar a melhora da pandemia para viajar com o filho foi a publicitária Luz Mariana Blet. “Eu sempre gostei muito de viajar, seja para visitar a família ou amigos de outros estados, ou como mochileira. Eu conto um pouco dessas experiências no Instagram, em uma página chamada @raizesnomades. Eu pensava que iria viajar com meu filho bebê, muito antes dos dois anos. Já imaginava ele em uma mochilinha. Mas aí veio a pandemia e deixou tudo em standby”, destacou.

Crédito: Arquivo Pessoal

Apesar do hiato, Luz nos contou que a tão aguardada primeira viagem com o pequeno foi para a capital fluminense e que foi muito especial. “Fomos para o Rio de Janeiro para visitar amigos e matar a saudade, pois morei lá alguns anos. Meus amigos estavam muito ansiosos para conhecer o meu filho e eu também, para lhe mostrar a cidade maravilhosa. Ele apesar de pequeno foi muito parceiro em todas as programações”, concluiu.

A parceria também foi bastante positiva para a corretora Waleska Santos, que partiu de carro com sua mãe, Alzení Rodrigues, de João Pessoa (PB) para Natal (RN) para visitar uma amiga da família que não viam desde antes do início da pandemia. “Resolvemos ir visitar uma amiga da família, justamente porque estávamos sem sair da cidade desde antes da pandemia. Então essa seria a nossa primeira oportunidade. Foi um sentimento de “estarmos vivas”. Uma sensação de liberdade, de podermos finalmente sair de casa. Mesmo a viagem tendo sido realizada em carro próprio e tendo ido em um dia e voltado no dia seguinte”, contou.

Waleska em viagem com sua mãe Alzení Rodrigues. Crédito: Arquivo Pessoal

Ainda de acordo com Santos, a viagem foi inesquecível. “Foi muito especial poder fazer a viagem com a minha mãe, depois de tudo o que passamos na pandemia. Depois de um longo período de isolamento, sem nem poder chegar perto dela por um tempo. Depois, gradativamente fomos nos reaproximando e, após de todo esse pesadelo, pudemos ter um gostinho de “vida normal”, quando enfim pudemos fazer uma pequena viagem”, finalizou.

O Nordeste também foi o destino da gestora de Recursos Humanos Larissa Santos da Mata Dario. Ela viajou em setembro do ano passado com o filho e o marido para a Bahia, em uma viagem que estava planejada desde março de 2021. “Um sentimento muito bom. Ocorreu tudo bem. Meu filho conheceu o mar pela primeira vez. Ficou com medo, porque o mar estava agitado, mas ele amou… ficou eufórico!”, destacou. A gestora ainda contou que durante a retomada dessa viagem, tomou todo o cuidado com os protocolos de biossegurança. “O hotel estava preparado com álcool em gel, exigindo máscara pra servir e luvas, tudo com janelas abertas e tal”, ressaltou.

Crédito: Arquivo Pessoal

TURISMO RESPONSÁVEL – Para possibilitar um ambiente mais seguro para o retorno das viagens, o Ministério do Turismo lançou o “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”. Trata-se de uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19.

O selo está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares e feiras, exposições. Cada segmento possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais, com a chancela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também há um protocolo destinado exclusivamente ao turista consciente, com uma lista de atitudes que devem ser adotadas por cada um para a proteção de todos.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
Destaques

Quadrilhas juninas são oficializadas como manifestações culturais nacionais

As quadrilhas juninas, tradicionais grupos de danças típicas das celebrações dessa época do ano, foram oficialmente reconhecidas como manifestações culturais…
Destaques

SP quer desenvolver rota transcontinental indígena no estado

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), assinou…
Destaques

Ferramenta Amazonas To Go auxilia turistas na hora de garantir presentes regionais

Comprar presentes e souvenirs para família e amigos faz parte da programação de muitos viajantes que querem levar mais que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :