A Surf Air, com sede na Califórnia, que comercializa voos fretados regulares e não programados operados por fornecedores terceirizados, fechou um acordo para comprar a companhia aérea Southern Airways Express .
A Surf Air planeja concluir a aquisição em conjunto com sua fusão com uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC) chamada Tuscan Corporate Holding Corp. II, que a tornará pública.
A aquisição faz parte de uma iniciativa estratégica da Surf Air para se transformar em líder em voos de curta distância de aeronaves híbridas-elétricas.
Neste verão, a Southern Airways operará em 38 cidades. A empresa usará a marca Southern Airways Express para redes na Costa Oeste, fora de Guam e no Sudeste, Atlântico Médio e Montanhas Rochosas. Os aviões da Southern Airways operam sob a marca Mokulele no Havaí.
A transportadora faz interlinhas com as companhias aéreas americanas, da United e do Alasca e compartilha o código com o provedor de fretamento programado e o passageiro de hidroaviões Tailwind no nordeste.
A Southern Airways voa com uma frota de mais de 30 aeronaves pequenas, sendo a maioria delas de nove lugares Cessna Caravan e Grand Caravan com um alcance de aproximadamente 1.000 milhas. A empresa tem um modelo de negócios misto, que inclui a operação de voos a partir de uma combinação de terminais aéreos comerciais e privados, bem como a operação de 14 rotas do Essential Air Service subsidiadas pelo governo federal.
Em um anúncio de quarta-feira, a Surf Air disse que planeja converter os Southern Airways Grand Caravans em aviões híbridos elétricos em parceria com os fornecedores de tecnologia Magnix e Aerotec. Os sistemas de propulsão híbrido-elétricos, uma vez desenvolvidos, reduzirão as emissões em 50% em comparação com a atual pegada de carbono dos Caravans, disse a Surf Air.
A empresa disse que planeja implantar a frota híbrida elétrica convertida em rotas regionais atendidas hoje pela Southern Airways e em rotas adicionais em novos mercados.
A Surf Air disse que o valor da transação proposta é de US$ 1,42 bilhão.
Foto: Southern Airways Express



