Os portos da Madeira contabilizaram um total de 62 escalas de navios de cruzeiro no período correspondente ao mês de abril, o que indica mais 16 escalas que em igual mês de 2019, quando os portos madeirenses tinham recebido 46 escalas destes navios.
A informação foi divulgada pela Administração dos Portos da Região Autônoma da Madeira (APRAM) e indica que “em comparação com o ano de 2019, antes da pandemia, houve mais 09 escalas no Porto do Funchal (44) e mais 07, em Porto Santo (02)”.
“Analisando o registo de todos os meses, nos últimos 10 anos, só novembro de 2012, um ano completamente excecional, superou, com 64 escalas, uma delas no Porto Santo”, refere a APRAM na informação divulgada.
Apesar dos números positivos no que respeita às escalas dos navios de cruzeiro, os portos madeirenses ainda não recuperaram os números de passageiros de 2019, “a exemplo do que se passa na generalidade do setor”, admite a APRAM.
A APRAM mostra-se critica em relação aos protocolos adotados na sequência da pandemia e que ainda estão em vigor, considerando que a sua manutenção “por parte das companhias e as escalas de navios de menor dimensão contribuem para este resultado”.
Em abril, os portos das Madeira contabilizaram 44.810 passageiros, menos 33.639 que no mesmo período de 2019, enquanto o número de tripulantes foi de 8.784, menos 626 tripulantes em comparação com o mesmo mês de há três anos.
Em abril, os portos da Madeira receberam ainda a estreia de quatro navios de cruzeiro, com a primeira passagem no arquipélago dos navios “Celebrity Edge” e “Scenic Eclipse”no Porto do Funchal e “Hebridean Sky” e “Seabourn Ovation” no Porto Santo.