Destaques

Data celebra sanfoneiros de todo o país

stá chegando uma das épocas mais aguardadas do ano. Após uma pausa de dois anos, os festejos juninos estão voltando com força total. E um dos principais responsáveis por ditar o ritmo do “dois pra lá, dois pra cá” são os sanfoneiros que celebram, neste 26 de maio, o Dia Nacional do Sanfoneiro.

Este é o segundo ano de comemoração da data, instituída pela lei 14.140/21, sancionada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. A data é uma homenagem a um dos mais importantes músicos do país: Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, paraibano de Itabaiana que nasceu em 26 de maio.

“O reconhecimento deste pilar da cultura brasileira, que é o sanfoneiro, reforça o compromisso do governo federal com a nossa cultura e com a preservação das nossas tradições. Ações como esta honram os grandes expoentes de nossa cultura e são resultado do excelente trabalho do meu antecessor, Gilson Machado Neto, e do apoio irrestrito do presidente Bolsonaro”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Imaterial  

Em dezembro de 2021, as Matrizes Tradicionais do Forró foram oficialmente reconhecidas como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. O título foi entregue em evento no Palácio do Planalto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

De acordo com o Iphan, as Matrizes Tradicionais do Forró são uma forma de expressão multimodal, cujo núcleo é a performance social de um leque de tipos de música e dança. O Forró, desde seus primeiros registros conhecidos no início do século 20, remete à festa popular e a palavra assumiu também o sentido de um tipo específico de música, cantada ou instrumental.

Com letras inspiradas no universo do homem sertanejo, o Forró nasceu no país há mais de um século e tem movido multidões por onde é tocado. Foi a partir da década de 50, com Luiz Gonzaga, um dos maiores nomes do ritmo, que o Forró deslanchou e gerou diversos outros segmentos, como o Forró Eletrônico, o Pé de Serra e o Universitário. Foi também do astro nordestino que originou o Dia Nacional do Forró, celebrado no dia 13 de dezembro, aniversário do músico.

Artigos relacionados
Destaques

TAP diz que caos foi causado por um jato privado

Centenas de brasileiros estão há 48 horas aguardando para embarcar de volta ao Brasil, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa…
CIA AÉREASDestaques

Diretoria da TAP anuncia aumento de 10% para pilotos, mas ministro diz "NÃO!"

No domingo passado, a TAP anunciou que vai reduzir em 10% o corte que os pilotos sofreram nos vencimentos e…
Destaques

São João do Pelourinho encerra temporada de websérie do MTur

O São João de Salvador (BA) voltou, após dois anos de pausa por conta da pandemia de Covid-19! A festividade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :