O 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, sediado em Goiânia (GO),semana passada, marcou o início do trabalho de construção do Manual da RedeTrilhas. A iniciativa do Governo Federal, realizada por meio dos ministério do Meio Ambiente (MMA), do Turismo (MTur) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), busca conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro em todo o país.
O objetivo do documento é servir como orientador para gestores público ou privado com atuação nas áreas de turismo, meio ambiente, lazer, recreação e cultura; gestores de unidades de conservação; responsáveis por Reservas Particulares do Patrimônio Natural; empreendedores do turismo; organizações da sociedade civil organizada; ONG’s e praticantes de caminhada.
Durante a oficina conduzida pela PLANTUC Consultoria Socioambiental, os participantes puderam discutir três pilares: Governança, Sinalização Padronizada e Manejo Sustentável e Normas de segurança. Para a segunda oficina, ainda com data a marcar, serão trabalhados outros três pilares complementares – Serviços de apoio e produção associada, Estruturação do Produto Turístico e Marketing e Posicionamento de Mercado.
“A oficina foi um espaço muito rico de debate e pudemos perceber os desafios e oportunidades que integram esse processo de construir, fortalecer, implantar e gerir essa rede nacional de trilhas de longa distância e estamos confiantes de que o manual será uma ótima ferramenta e trará benefício significativos para as trilhas brasileiras e todos os atores envolvidos”, avaliou o consultor da PLANTUC, Raoni Araújo Ferreira.
Rede
A RedeTrilhas tem por objetivo ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. Além disso, busca conferir maior significado aos parques nacionais a partir da criação de rotas turísticas integradas que fortalecem a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.
São quase 2 mil km de trilhas de longo curso aptas a serem percorridas por turistas nacionais e estrangeiros, já que contam com sinalização, pontos de interesse turístico, locais para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.