DESTINOS

Portugal: FlixBus lança primeiro expresso elétrico

A FlixBus começou a oferecer viagens 100% neutras em carbono em território nacional português, novidade que surge com o lançamento do primeiro ônibus expresso completamente elétrico do país. Num comunicado enviado à imprensa, a FlixBus explica que o veículo está trafegando entre o Porto, Vila Real, Amarante e Bragança, numa parceria entre a empresa e o operador local Auto Viação Feirense.

“É apenas um pequeno passo mas que representa muito para a mobilidade sustentável em Portugal. Para a FlixBus, é dar seguimento ao projeto que temos de proporcionar a milhões de pessoas uma mobilidade sustentável e acessível, e asseguramos que os autocarros intercidades, os chamados expressos, sejam também eles centrais para a revolução da mobilidade verde”, refere Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus para Portugal e Espanha.

De acordo com a FlixBus, a chegada deste primeiro ônibus expresso 100% elétrico representa um primeiro teste e conta com o apoio do município de Bragança, que “desde o primeiro momento se disponibilizou para receber este projeto na cidade, proporcionando as condições necessárias para o arranque deste teste piloto, nomeadamente no apoio ao carregamento do autocarro elétrico”.

O veículo da marca Yotong será operado pela AV Feirense, um dos principais parceiros da FlixBus em Portugal, tem capacidade para 47 passageiros e uma autonomia de cerca de 350km, demorando  cerca de três horas a carregar.

“O autocarro 100% elétrico vai ficar afeto à linha da FlixBus que faz a ligação entre o Porto e a cidade de Bragança, com paragens em Amarante e Vila Real”, acrescenta a empresa, explicando que os seus projetos de mobilidade sustentável não se ficam por aqui. Nas próximas semanas, indica a FlixBus, a empresa vai receber um veículos equipado com painéis solares e que vai operar na linha internacional que liga Lisboa a Madrid.

“Portugal precisa de fazer um grande investimento nas infraestruturas, se realmente quer promover os meios de transporte coletivos e mais sustentáveis. A FlixBus continua a parar em estradas, parques de estacionamento ou até bombas de combustível porque não nos é dado acesso a terminais de várias cidades importantes, e não creio que isso seja benéfico ou confortável para o passageiro”, considera Pablo Pastega.

Artigos relacionados
DESTINOS

Destinos brasileiros disputam lugar no TOP 100 Stories da Green Destinations

Dezessete destinos turísticos brasileiros estão concorrendo ao prestigiado concurso TOP 100 Stories da Green Destinations. A competição reúne as melhores…
DESTINOS

Cruzeiro do Oeste (PR) é reconhecido como Vale Nacional dos Dinossauros

O município de Cruzeiro do Oeste, no estado do Paraná, foi oficialmente reconhecido como o “Vale Nacional dos Dinossauros”, por…
DESTINOS

Travessia de catamarã vai impulsionar turismo na Ilha de Itaparica (BA)

O turismo na Ilha de Itaparica vai ganhar impulso com o início da operação do catamarã Maria Felipa, que atuará…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :