Destaques

Gestores estaduais apresenta planejamento do “Projeto Orla”

Representantes dos Ministérios do Turismo, do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (ABEMA) se reuniram, nesta terça-feira (14.06), com gestores estaduais do “Projeto Orla”. Entre os assuntos do encontro, esteve a apresentação da metodologia de planejamento que será utilizada no projeto desenvolvido pelo governo federal, que busca harmonizar as políticas ambiental, urbana, patrimonial e do turismo no cuidado com os espaços litorâneos.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o encontro se soma às iniciativas do governo federal para esclarecer dúvidas e apresentar as ações para auxiliar os estados na formulação de seus planos.

“É um bom momento para se aproximar desses gestores e integrá-los à formulação desta importante política pública que o governo do presidente Bolsonaro está implantando. O nosso maior objetivo com isso é qualificar as orlas brasileiras e estimular o desenvolvimento social, ambiental e econômico, contribuindo, também, para a melhoria dos serviços de infraestrutura, educação ambiental, sinalização das praias, balneabilidade, fluxo turístico, dentre outros.

O “Projeto Orla” consiste na elaboração e cumprimento de um Plano de Gestão Integrada (PGI), que deve ser elaborado e executado de modo participativo entre os poderes públicos, órgãos, instituições e organizações da sociedade interessados. A elaboração do PGI é concretizada a partir de um diagnóstico preliminar e, posteriormente, por meio da realização de oficinas locais de planejamento integrado, onde são conhecidos e discutidos as conjunturas atuais, as tendências e os cenários desejados para cada trecho da orla.

Para apoiar o projeto, o Ministério do Turismo firmou parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e criou a iniciativa “Brasil, essa é nossa praia!”. O objetivo é orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas.

Dentre as ações específicas, o projeto deve prestar assessoria técnica na revisão e/ou elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla nos municípios de Angra dos Reis (RJ), Barreirinhas/MA, Cabo Frio/RJ, Cruz/CE, Imbé/RS, Natal/RN, Paraty/RJ, Salvador/BA, São Sebastião/SP e Vila Velha/ES, criando condições para que mais destinos turísticos de praia façam a adesão à política nacional do Projeto Orla.

O projeto será desenvolvido até dezembro de 2022, contemplando atividades como oficinas, produção de materiais informativos e documentos para auxiliar os municípios participantes e demais interessados, além de um encontro nacional de gestores dos municípios selecionados para troca de experiências, discussão e compartilhamento de boas práticas entre os municípios.

Além das ações diretamente relacionados à elaboração dos PGIs e ao Projeto Orla, o Projeto “Brasil, essa é nossa praia!” também contempla um conjunto de atividades referentes à temática do Turismo Responsável. Entre os principais produtos é possível citar: desenvolvimento de estudos e proposição de estratégias e mecanismos de fomento ao turismo responsável, com foco em sustentabilidade, segurança turística e turismo de base comunitária; desenvolvimento do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável; elaboração de e-book, manuais, guias ilustrados e vídeos explicativos; e disponibilização de Curso de Extensão EAD sobre Turismo Responsável para gestores públicos e privados.

Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Os ventos estão soprando para o Festival de Velas em Maragogi

Os ventos chegaram ao mar de Maragogi, soprando forte e já aguardando o início do 3º Festival de Velas que…
Destaques

Campanha de divulgação do Brasil na Argentina chega ao Obelisco

Os arredores do Obelisco de Buenos Aires, um dos pontos turísticos mais famosos da Argentina, ganharam as cores do Brasil….
Destaques

Disney World oferece descontos em reservas de resorts para 2025

O Walt Disney World Resort anunciou duas ofertas promocionais para reservas de 2025. Uma oferece economia de até US$ 200…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :