O Turismo da Cidade do Cabo anunciou uma taxa de recuperação de 74% nas chegadas internacionais e de 76% nas chegadas domésticas no mês de abril, face ao mesmo período de 2019. O levantamento das restrições relacionadas com a COVID-19 e o apelo do verão sul-africano fizeram com que muitas pessoas reservassem a sua viagem à chamada “Cidade Mãe”, com o Turismo de Cidade do Cabo, por sua vez, a lançar uma iniciativa inédita para garantir que os turistas continuam a chegar.
Enver Duminy, CEO do Turismo da Cidade do Cabo, salienta que “as viagens de vingança são uma resposta por parte das pessoas ao confinamento dos últimos anos e à escolha consciente por viajar mais”. Assim, o responsável pelo turismo da Cidade do Cabo admite esperar “uma vaga de turistas a chegar à cidade este ano, à medida que a indústria reabre e as pessoas se sentem seguras para viajar com um propósito”.
Com o setor do turismo contribuindo entre 2% e 3,5% anualmente (pré-Covid) para a economia local, sustentando até 5% dos empregos na cidade – para não mencionar os que trabalham nas indústrias afiliadas – Vos admite que “temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar o turismo local”.
O Turismo da Cidade do Cabo revela que as taxas de ocupação hoteleira na cidade atingiram 66,6%, em março, uma subida relativamente aos 39,8% registados em março de 2021.