O grupo de empresas que constituem a Costa Cruzeiros acaba de criar um departamento dedicado à descarbonização, estabelecendo a execução das metas até 2050. O esforço será focado em pesquisa e desenvolvimento, gestão de energia e análise de dados para desenvolver a rota que levará às operações de navios de cruzeiros de emissão zero.
O departamento recém-criado trabalhará a melhoria e maior desempenho ambiental da frota existente, promovendo sinergia com os departamentos de sustentabilidade das marcas Costa e AIDA. Especificamente, a unidade vai estudar e testar novas tecnologias, como baterias, células a combustível, energia solar e eólica, para acelerar a sua disponibilidade.
O grupo indica ainda que, em conjunto com outros parceiros, estão a ser desenvolvidos sistemas de limpeza de gases de escape ainda mais avançados para reduzir mais os níveis de emissão. Com o tempo, os avanços na aplicação de combustíveis alternativos em larga escala, incluindo biocombustíveis (biogás liquefeito e biodiesel), metanol, amónia e hidrogénio, vão permitir que os navios sejam flexíveis na utilização de baixa energia com emissão de carbono.