A oferta de voos domésticos no país cresceu em maio e atingiu índices pré-pandemia, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Divulgado na última semana, o relatório de demanda e oferta da autarquia trouxe uma alta de 6% na quantidade de viagens aéreas referente ao mesmo mês de 2019. Essa foi a primeira vez que um dos itens do relatório apresentou crescimento em relação ao período anterior à pandemia de Covid-19.
O levantamento trouxe ainda que o número de passageiros transportados no mês ultrapassou a marca dos 6,4 milhões. O número representa 90% do total de pessoas que viajaram no país durante o mesmo período de 2019 e ainda é maior do que o registrado no mês de abril, quando 6,1 milhões voaram pelos céus brasileiros. Entre os aeroportos mais movimentados figuram o de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e o de Brasília (DF).
Outros aeroportos pelo país ultrapassaram o número de passageiros transportados antes da pandemia, como foi o caso do terminal de Recife (PE). O aumento foi de 8,5%, totalizando 721 mil pessoas saindo e chegando ao estado. Em Viracopos (SP), o terminal registrou mais um recorde de movimentação para um mês. Foram mais de 1,018 milhão de passageiros embarcando e desembarcando.
Prevenção
A fim de contribuir para estabelecer um ambiente mais seguro no setor, o Ministério do Turismo oferece o Selo Turismo Responsável. Trata-se de uma sinalização visual que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 por estabelecimentos da área e guias de turismo. Já são mais de 31.100 adesões em todo país disponíveis para 15 segmentos turísticos. (Clique AQUI para mais informações)
Cada grupo possui protocolos sanitários específicos, elaborados junto a empresas e instituições ligadas ao setor, a partir de diretrizes internacionais, e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para solicitar o selo, é preciso ter situação regular no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. (Faça AQUI sua adesão gratuita).