Mais de 1,1 mil profissionais do setor turístico internacional capacitados, quase 2 mil rodadas de negócios e cerca de 17 mil contatos comerciais. Este é o balanço das sete primeiras paradas do roadshow Brazil Experience, iniciativa da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) em parceria com o Sebrae, para promover a interação do mercado turístico na América do Sul e América do Norte durante os seis primeiros meses deste ano. Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Canadá e Estados Unidos sediaram etapas da iniciativa que visa fortalecer a imagem do Brasil internacionalmente.
O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, salienta que os roadshows têm cumprido o papel de ampliar a comercialização de produtos e destinos brasileiros. “Fica claro a cada reunião com os trades nacionais e internacionais que as capacitações e rodadas de negócios estão sendo muito bem aproveitadas, o que certamente irá contribuir para o aumento do turismo no Brasil”, ratifica.
As últimas etapas do Brazil Experience foram realizadas nas cidades de Miami e Los Angeles, nos Estados Unidos, na última semana. Junto aos eventos de Toronto, Chicago e Nova York, resultaram na capacitação de 524 operadores do trade local, com quase 950 rodadas de negócios e mais de 7 mil contatos comerciais.
Presente nas etapas da América do Norte como cooperado da Embratur, o gerente de Negócios & MICE do Visit Iguassu, Eduardo Prinz, explicou por que essa ação é importante para a retomada do turismo. “É muito bom a gente estar presente nesse tipo de evento. Primeiro, para dar um treinamento, suprir o mercado com informações atualizadas sobre nossos destinos, mas também por podermos receber deles (o trade internacional) informações de como está a demanda, como o cliente está se comportando e pensando nos viajantes de longa distância”, afirmou.
Já na América do Sul, no início de junho, os roadshows promovidos pela Embratur capacitaram mais de 650 profissionais do setor, com mais de mil rodadas de negócios, o que representa cerca de 10 mil contatos comerciais realizados entre os operadores brasileiros e estrangeiros participantes.
Diretor do Hotel Vivá Porto de Galinhas, Otaviano Maroja esteve presente como um dos cooperados e também deixou o evento satisfeito. “Foi ótimo. O mercado gostou muito, interagiu… Os operadores e os agentes de viagens estavam presentes e estamos no caminho certo. Eventos desta magnitude devem ser periódicos, porque o mercado mostrou estar muito interessado”, avaliou.
No segundo semestre, os roadshows seguem entre as estratégias da Embratur para fortalecer o turismo internacional no Brasil. Desta vez, os eventos serão realizados na Europa, com datas e locais ainda em fase de planejamento.