Sem categoria

Metade dos portugueses pretende viajar nas férias de verão

umbrella with beach chair and surfboard on the beach. summer time. copy space. 3d render

Um estudo divulgado pelo Observador Cetelem Consumo 2022 aponta que, quase a metade dos portugueses (48%) pretende fazer férias nos meses de verão. Os dados correspondendo a uma subida de 25 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo período do ano passado.

Estes números são semelhantes ao período vivido antes do primeiro confinamento devido à COVID-19, em março de 2020, mas ainda longe dos valores de 2019, altura em que 71% dos portugueses tencionava ir de férias.

Entre os que demonstraram mais intenção em ir de férias estão os portugueses com idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos (60%) e pertencentes às classes mais altas destacando o Observador Cetelem que esse número cresce junto dos que “mantiveram o poder de compra”.

Dos portugueses que tencionam ir de férias no verão, 54% planeiam tirar duas semanas, sobretudo, os inquiridos entre os 25 e os 44 anos (60%), revelando o estudo que cerca de 20% dizem que vão optar por tirar uma semana de férias, sendo esta intenção maior (30%) junto dos mais jovens (18 aos 24 anos).

Relativamente à altura do verão escolhida para gozar as férias, os períodos mais procurados são na 2.ª quinzena de julho (32%) e a 2.ª quinzena de agosto (27%).

Do outro lado da balança, ou seja, os que não tencionam ir de férias ou ainda não sabem se vão, apontam as dificuldades financeiras como sendo o principal motivo. O estudo indica que 34% dos inquiridos revelam não tencionar ir de férias, admitindo 18% que ainda não sabem se vão, principalmente, os inquiridos com mais de 65 anos (70%).

Quando questionados qual a razão para não terem férias este verão, 52% dos inquiridos revelam que é por não terem condições financeiras para tal, sendo que este motivo é o mais apontado pelos ouvidos com idades entre os 55 os 74 anos (63%).

Mas não são só as dificuldades financeiras apontadas para uma eventual não ida de férias este verão. 28% dos inquiridos indicaram preferirem ir de férias noutros períodos ou, pura e simplesmente, por não terem férias nessa altura do ano (14%). O receio ao nível da segurança face à situação internacional foi apontado somente por 9% dos inquiridos, sendo que são os mais jovens os que mais temem pela sua segurança (14%).

Artigos relacionados
GASTRONOMIASem categoria

Lisboa é apontado como o Melhor Destino Culinário da Europa

Pela primeira vez, Lisboa foi eleita como o Melhor Destino Culinário da Europa, nos World Culinary Awards, prêmios entregue em…
Sem categoria

Portugueses mantêm tendência de viagem para Espanha

O setor do turismo em Espanha continua a registar bons números no que diz respeito aos turistas portugueses, avançando os…
Sem categoria

Prefeituras recebem FPM com 32% de aumento. Especialistas atestam recuperação real do FPM. Alagoas terá a melhor programação de réveillon do Brasil.

FPM 32% DE aumento Os municípios brasileiros receberam R$ 1.389.171.888,90, na última sexta-feira (20). O valor é referente ao segundo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :