Notícias

Férias: portugueses planejam gasto médio de 950 euros

Dados divulgados pelo Observador Cetelem Consumo 2022 informam que os portugueses pretendem gastar, em média, 950 euros nas férias deste ano, mais do que nos dois últimos dois anos (912 euros, em 2020, e 750 euros, em 2021). O estudo conclui que 77% dos portugueses continuam preferindo passar o verão em Portugal, indicando que são os mais velhos (entre os 55 e os 74 anos) são os que demostram esta preferência (87% em média). No entanto, comparando com o ano anterior, aumentou significativamente a intenção de fazerem férias no estrangeiro (4% em 2021 vs. 14% em 2022).

O Algarve é, de longe, o destino eleito pelos portugueses entrevistados (52%), seguindo-se os distritos de Lisboa (10%) e de Évora (7%). Já para os portugueses que escolhem passar férias no estrangeiro, Espanha é o principal destino (32%), seguindo-se França (11%) e Inglaterra (9%).

A praia continua a ser o tipo de férias preferido pelos portugueses (68%), sendo o mais procurado pelos inquiridos entre os 25 e os 44 anos (74% em média). Não obstante, os dados demonstram que aumentou também a intenção de passar férias na cidade (32%) – sobretudo entre os jovens dos 18 aos 24 anos (38%) e aqueles com idades entre os 45 e os 54 anos (37%) – e no campo (28%), sendo esta a opção eleita pelos entrevistados com mais de 65 anos (46%).

A nível regional, os residentes da região Sul do país são aqueles que demonstram uma maior intenção em fazer as férias na praia (82%), enquanto os do Centro do país elegem as férias na cidade (43%).

Férias sem reserva
De acordo com o estudo, 7 em cada 10 portugueses que vão de férias não fazem reservas (74%), tendência que é particularmente verificada entre os inquiridos com idades entre os 55 anos e os 74 anos (89% média). 11% dos inquiridos declaram fazer reservas através de plataformas online – sobretudo os mais jovens (16%) – e apenas 6% utilizam as agências de viagens online ou similares.

No que respeita ao alojamento, mais de metade dos que vão de férias ainda não decidiram onde se vão alojar (56%). Contudo, fazendo férias em Portugal, 54% dos inquiridos tencionam ficar na sua residência principal – tendo aumentado esta intenção em comparação com 2021 (4%). Já os restantes 46% planeiam ir de férias fora da sua residência.

Artigos relacionados
Notícias

Mapeamento do turismo em comunidades indígenas de todo o país é intensificado

O Ministério do Turismo está liderando um projeto inovador de mapeamento das comunidades indígenas que atuam no turismo em todo…
Notícias

Jornalistas da Forbes e da Travel Pulse conhecem atrativos do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu

Jornalistas internacionais estão em visita ao Rio de Janeiro (RJ) e Foz do Iguaçu (PR), desde ontem, dia 08, para…
Notícias

Beach Park anuncia vagas de trabalho para a alta temporada

O Beach Park, eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Ceará pelo Prêmio Great Place To Work, anuncia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :