Trabalhando em busca de melhorias em diversos segmentos no estado de Alagoas, a deputada estadual Fátima Canuto vem se destacando pelo dinamismo e pluralidade na sua atuação parlamentar. Abrangendo Alagoas do Sertão ao Litoral, durante os seis primeiros meses de 2022 Canuto teve 7 leis aprovadas pela Assembleia Legislativa, além de apresentar diversos projetos de lei e indicações.
Entre as leis aprovadas pelo parlamento, estão a instituição da Política Estadual de Prevenção, Detecção Precoce e Início de Tratamento do câncer de mama, que estabelece o atendimento para prevenir e diagnosticar no início da doença, além de garantir o tratamento em em tempo hábil pela rede pública de saúde.
Foi aprovado também o Programa Suplementar de Alimentação Escolar, que determina a oferta de alimentação antes e após a aula, além da merenda, totalizando três refeições nas instituições públicas de ensino. A iniciativa visa combater a evasão escolar e manter a saúde alimentar das crianças e adolescentes. Para obter ainda mais qualidade na oferta das refeições, outra lei aprovada foi a implantação do Programa Agricultura Familiar Urbana e Rural na Escola, para que seja priorizada a compra de ingredientes provenientes da agricultura familiar nas merendas. A lei também propõe o fortalecimento da agricultura familiar no estado.
A Assembleia Legislativa aprovou também a obrigatoriedade dos estabelecimentos inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo; a instituição da Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a fissura lábio-palatina e da Semana Estadual de Conscientização Sobre Alergia Alimentar, e a reserva de vagas em concursos públicos para negros, pardos e quilombolas.
E não para por aí. Diversos projetos apresentados estão tramitando na ALE. Entre eles estão a criação de curso pré-vestibular para alunos da Rede Pública de Ensino; a instituição dos preceitos e fundamentos dos cuidados paliativos em Alagoas; a criação do Mês de Conscientização do Câncer Colorretal, o Março Azul e a inclusão do Festival do Bagre, do município do Pilar, no Calendário Turístico do estado.
“Finalizamos o primeiro semestre e chegamos ao recesso parlamentar com projetos importantes aprovados, além de ter dado entrada em diversas indicações para melhorias estruturais no estado. Durante o recesso, o trabalho não para, seguiremos agenda como de costume: visitando os municípios e ouvindo as demandas da população, pois é assim que apresentamos projetos e desenvolvemos ações que vão verdadeiramente impactar a vida dos alagoanos”, afirmou a deputada.
Entre as indicações apresentadas, destaque para a recente solicitação de prorrogação e/ou parcelamento de impostos para comerciantes prejudicados pelas fortes chuvas em Alagoas.