GASTRONOMIA

Chocolate movimenta a economia turística do norte a sul do país

Na semana que celebra o Dia Mundial do Chocolate, 7, a iguaria, conhecida por adoçar a vida de muitos brasileiros e também do turismo nacional, é um dos principais atrativos encontrados em destinos brasileiros especialistas na fabricação de doces, que vão da produção até a promoção da delícia, oferecendo receitas típicas e saborosas aos viajantes.

Por isso, o turista pode adentrar um mercado que proporciona desde visitas a plantações de cacau até contemplação de esculturas gigantes feitas inteiramente da iguaria. A Agência de Notícias do Turismo apresenta alguns destinos que são rotas do chocolate e ideias para conhecer a história, as tradições e, claro, comer o doce.

O tour da gostosura começa com uma combinação de friozinho, aconchego e açúcar. Especialistas na iguaria, as cidades de Gramado e Canela, ambas no Rio Grande do Sul, “respiram” chocolate. Por lá, é possível visitar inúmeras lojas, minifábricas e até um parque temático com mais de 200 esculturas produzidas inteiramente de chocolate. A Torre Eiffel, por exemplo, mede 4 metros de altura, pesa 800 quilos e demorou mais de 100 horas para ser produzida.

Subindo o mapa do Brasil, na região Sudeste, estão três cidades referências para os “chocólatras” de plantão. Famosas por serem sedes de grandes fábricas, Monte Verde (MG), que é um distrito do município de Camanducaia, Vila Velha (ES) e Caçapava (SP) fazem parte do tour da doçura. A primeira cidade tem uma relação com o chocolate desde 1978. Por lá, a fábrica produz mais de 100 tipos da iguaria e já virou atrativo turístico. O charme do município, com arquitetura europeia, deixa a visita ainda mais saborosa.

Já em Vila Velha e em Caçapava, turistas podem participar dos “chocotours”, que incluem passeio pelas fábricas e pela história do chocolate. Durante a visita, é possível acompanhar o processo de fabricação do produto e degustar bombons direto da produção.

Cacau no Brasil

Apesar de o Sudeste e o Sul abrigarem os destinos mais conhecidos para o consumo do doce, é no Norte e no Nordeste que estão os maiores produtores nacionais da matéria-prima do chocolate, o cacau. O Brasil é o 7º maior produtor mundial do fruto e a produção nacional se concentra, em grande parte, na Bahia e no Pará.

Visitando Ilhéus (BA), o turista vai conhecer a capital do cacau. O destino é ideal para quem quer entender todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações do fruto até o doce pronto para consumo. Na Rota do Chocolate estão inclusas visitas a fazendas de café e conhecer o processo de produção do cacau, (desde as plantações, seleção e secagem das amêndoas, até a transformação em chocolate). O turismo sustentável nas fazendas de cacau, com visitas guiadas, hospedagem e comida típica, tem sido uma das fontes mais rentáveis para os produtores de Ilhéus e região.

Já na ilha de Combu (PA), localizada nos arredores de Belém, o visitante tem acesso a chocolates 100% artesanais, feitos com o cacau plantado no terreno dos produtores. O doce é a segunda maior fonte de renda das famílias, perdendo apenas para o açaí. Mas a fama turística de Combu vai além do chocolate: a ilha oferece opções de lazer como passeio no rio Guamá e trilhas ecológicas.

Artigos relacionados
GASTRONOMIA

Baianas de acarajé recebem certificados de qualificação

Em solenidade realizada na sexta-feira (23), em Salvador, 200 baianas e baianos de acarajé, mingau e de receptivo da capital…
GASTRONOMIA

Embaixador da gastronomia brasileira conta como os sabores da floresta têm atraído turistas de todo o mundo

A Agência de Notícias do Turismo mergulha na inspiradora trajetória de Saulo Jennings, o 1º Embaixador Gastronômico da ONU Turismo…
GASTRONOMIA

Encerra sexta (16) prazo de inscrição para mais de 1,8 mil vagas gratuitas de formações em turismo

Interessados em atuar ou se aperfeiçoar no setor de turismo têm até esta sexta-feira (16/05) para se inscrever em uma…