Cotidiano

Concerto da Orquestra Filarmônica de Alagoas em Penedo lota Centro de Convenções

O Centro de Convenções e Eventos Zeca Peixoto abriu suas portas para a Orquestra Filarmônica de Alagoas, no dia 08 de julho, espetáculo que praticamente lotou as dependências do antigo Cinema São Francisco.

Realizado pela Prefeitura de Penedo com apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secult e do IMA, o concerto Terra Radiosa reviveu os melhores shows realizados em na cidade histórica entre as décadas de 1960 e 1980.

Com acesso gratuito, o público doou alimentos às vítimas das chuvas e vibrou o repertório que homenageia Luiz Gonzaga, Elba Ramalho (que teve a honra de fazer o show de reinauguração do Centro de Convenções de Penedo), Hermeto Pascoal e Djavan.

A plateia cantou e curtiu o formato descontraído elaborado para o Terra Radiosa. Diferente do padrão, o maestro Luiz Martins interage com o público e convida interessados em ser, ainda que por instantes, o regente da Orquestra Filarmônica de Alagoas.

O também maestro Douglas Rocha (Orquestra da Sociedade Montepio dos Artistas) foi praticamente intimado a subir no palco, onde dois músicos da instituição penedense regida por Douglas já estavam posicionados e tocando, a convite de Luiz Martins.

Pedro Henriques dos Santos, 18 anos, executou as notas com sua trompa em fá, como ressaltou sobre o instrumento que o acalmou depois da ansiedade de se apresentar entre veteranos de alto nível. Estudante do Ifal (Ensino Médico e curso técnico em Química), Pedro Henrique foi descoberto tocando trompete no Centro Juvenil Irmã Auxiliadora.

No outro extremo dos instrumentos de sopro, Hiwry Taniguchi lia a partitura do trombone que escolheu durante sua formação em música, curso que fez pela Universidade Federal da Paraíba. Hiwry reside em Penedo desde 2021, quando mudou com a esposa que assumiu um cargo na Codevasf.

Músicos, maestros e espectadores se divertiram com o espetáculo que tem a participação de artistas como Chau do Pife (aplaudido de pé ao final do arranjo orquestrado para música de sua autoria), Wilma Araújo, Jurandir Bôzo e Anderson Fídelis, que largou a sanfona no palco e foi cantar com a plateia, puxando um animado ‘trenzinho’.

Jair Galvão, Secretário de Turismo de Penedo, destacou que uma das funções do Centro de Convenções e Eventos é fazer exatamente o que ocorreu na noite de sexta-feira, 08: o resgate de grandes shows na cidade, incluindo o Theatro Sete de Setembro no trabalho que já trouxe artistas do porte de Geraldo Azevedo, Flávio Venturini e Osvaldo Montenegro.

O trabalho coordenado pelo Prefeito Ronaldo Lopes – que prestigiou o concerto, acompanhado por sua esposa Fátima Lopes – é feito com objetivo de gerar mais emprego e renda para a população penedense, por meio do turismo.

Investir nesse setor é uma das plataformas da gestão que projeta a cidade histórica e seu rico patrimônio histórico, acervo restaurado por meio de ação conjunta entre Prefeitura de Penedo, Iphan Alagoas e os governos estadual e federal.

Texto: Fernando Vinícius – Secom PMP

Foto: Deywisson Duarte 

Artigos relacionados
Cotidiano

Barra de Santo Antônio é reconhecida com Prêmio de Honra ao Mérito Educativo em evento da UNDIME

Na manhã de hoje, Barra de Santo Antônio foi destaque no cenário educacional ao ser agraciada com o Prêmio de…
Cotidiano

Em Pilar, Prefeita eleita Fátima Rezende confirma Clewinho Cavalcante como novo secretário de Educação

Ocorreu na segunda-feira (2) o anúncio dos novos secretários da gestão da prefeita eleita Fátima Rezende. Fátima Rezende, será a…
Cotidiano

Encanto de Natal chega a Branquinha (AL)

O Encanto de Natal em Branquinha, realizado em parceria entre o IGPS (Instituto de Gestão Pública e Social) e a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :