A viabilização de trens turísticos de passageiros no Brasil, no âmbito do novo marco regulatório das ferrovias, foi discutida entre representantes do Ministério do Turismo e da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos. O encontro trouxe a oportunidade para representantes da Coordenação-Geral de Mobilidade e Conectividade do Ministério do Turismo apresentarem as ações, políticas e estratégias técnicas voltadas ao desenvolvimento do turismo ferroviário e debaterem a respeito do tema.
O Brasil já incentiva o uso de trens como ferramenta para fomentar o turismo. Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul são alguns estados que aderiram ao turismo ferroviário.
Estiveram na pauta, entre os principais pontos tratados no encontro, a realização de agendas com associações, gestores municipais e estaduais, autarquias, operadores e academia para mobilização e identificação de possibilidades de parcerias; e a participação da ANPTrilhos na Política e Plano de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiro, que está em desenvolvimento na Secretaria Nacional de Transporte Terrestres do Ministério da Infraestrutura.
Também foram debatidas a possibilidade de acordo de cooperação técnica (ACT) entre o MTur e a ANPTrilhos para o desenvolvimento de cartilha e treinamento para a viabilização de trens turísticos; além da articulação com stakeholders/atores nacionais e internacionais para estruturação, financiamento e compartilhamento de experiências. Como resultado da reunião, ficou acordado que o MTur formulará uma minuta de Acordo de Cooperação Técnica, a ser enviada e discutida com a ANPTrilhos.
Além da viabilidade dos trens turísticos de passageiros, no encontro ainda foram apresentados a cooperação técnica entre o MTur e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do LabTrans, para a melhoria da mobilidade e conectividade turística; além dos encaminhamentos do Grupo Técnico que tratou do Trem Turístico Belo Horizonte-Brumadinho, no âmbito do Fórum MOB-Tur.
Entre os representantes do Ministério do Turismo, estavam o Coordenador-Geral de Mobilidade e Conectividade Turística substituto, Matheus Ribeiro Linhares; a Coordenadora de Apoio a Projetos de Mobilidade e Conectividade Turística substituta, Ana Cláudia Bazzo Sá; a técnica em secretariado, Edinaide Santos da Silva; a auxiliar administrativo, Juliana Marques Eller Ferreira; a diretora executiva, Roberta Marchesi; e a gerente de Relações Governamentais, Fernanda Adjuto.