Notícias

Barcelona limita tamanhos de grupos de turismo

Tomando novas medidas para combater o excesso de turismo e reduzir a poluição sonora, Barcelona limitou o tamanho dos grupos de turistas e proibiu o uso de megafones nos passeios.

As novas regras surgem à medida que a demanda de viagens e os números do turismo continuam a aumentar após mais de dois anos de restrições do Covid. 

Os grupos de turismo não podem mais exceder 30 pessoas em passeios realizados no centro da cidade de Barcelona, ​​conhecido como Distrito Um, onde os níveis de densidade turística são os mais altos. Os bairros desse distrito incluem o Bairro Gótico; Sant Pere, Santa Caterina e La Ribera; e La Barceloneta. 

Grupos de passeios em áreas menores serão limitados a 15 pessoas. 

As direções de sentido único serão aplicadas em 24 ruas e praças, como a Paradise Street e a Plaça Sant Felip Neri, em um esforço para manter o tráfego de pedestres fluindo. As pausas que os guias turísticos fazem para explicar a história de um local ou atração precisam ser breves em dias lotados.

O uso de megafones em visitas guiadas na cidade não é mais permitido. Em vez disso, a cidade quer que os guias turísticos usem equipamentos baseados em rádio ou dispositivos de sussurro para se comunicar com os hóspedes em passeios em espaços públicos e no transporte público.

A Travel Corporation – controladora de várias marcas de turismo, incluindo Trafalgar, Insight Vacations e Contiki – disse que suas operadoras de turismo em Barcelona se adaptarão às novas regras, como fizeram no passado. 

“A TTC Tour Brands mantém-se atualizada e trabalha em estreita colaboração com guias e fornecedores locais em todas as regiões para se ajustar às restrições locais, pois elas estão em constante mudança”, disse Melissa da Silva, presidente da TTC Tour Brands. “As marcas já usam dispositivos de sussurro para garantir que os níveis de ruído não perturbem aqueles que não estão em turnê. Os diretores de viagens têm trabalhado diligentemente para garantir que as limitações de tamanho do grupo sejam seguidas, sem afetar as atividades do dia-a-dia da viagem.”

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha depois de Madri e tem lutado com problemas de excesso de turistas há anos, com seu foco mais recente na proibição de aluguéis de curto prazo. Em 2021, Barcelona se tornou a primeira grande cidade europeia a proibir o aluguel de quartos por menos de 30 dias. 

Elizabeth Becker, autora de “Overbooked: the Exploding Business of Travel and Tourism”, disse a prefeita de Barcelona, ​​Ada Colau, “ganhou a eleição com promessas de domar o turismo, e ela cumpre”. Colau foi eleita pela primeira vez em 2015 e está em seu segundo mandato como prefeita.

“O decreto para limitar o tamanho dos grupos turísticos está com as recentes restrições aos aluguéis de curto prazo”, disse Becker, acrescentando que os planos de turismo de Colau são “expansivos” e incluem menos tráfego de carros e ônibus turísticos na cidade.

Artigos relacionados
Notícias

Governo lança editais para diagnóstico e fortalecimento do turismo fronteiriço na Região Norte

O Ministério do Turismo, em parceria com a representação da UNESCO no Brasil, publicou três editais para a contratação de…
HOTELARIANotícias

Governo Trump ordena que ICE suspenda prisões de imigrantes em hotéis

O governo Trump ordenou que agentes de imigração suspendessem as prisões em fazendas, restaurantes e hotéis, depois que o presidente…
Notícias

ONU Turismo e CAF irão premiar iniciativas voltadas ao turismo indígena sustentável na América Latina e Caribe

Estão abertas, até o dia 15 de junho, as inscrições para o Desafio de Turismo Indígena para a América Latina…