A Risoteria Villa Lobos nem bem completou seu primeiro mês em Campos do Jordão/SP, nesse início de julho, e já tem um “queridinho” no cardápio: o inovador Risoto Carbonara. Super aconchegante e bem localizado nas proximidades da badalada Vila Capivari, o restaurante já entrou para o roteiro da alta gastronomia da Serra da Mantiqueira.
Mas, afinal, qual é a receita desse risoto que em tão pouco tempo já foi eleito o preferido pelos clientes? Bem, os detalhes estão guardados a “sete chaves” pelo chef Tercio Raddatz, no comando da casa. “A receita é segredo, mas o diferencial está na finalização”, ressalta.
O processo de preparação do molho Carbonara ganha um toque todo especial nas mãos do chef: para cada risoto são utilizadas três gemas caipiras, 25 gramas de queijo pecorino (feito com leite de ovelha) e 25 gramas do delicioso queijo grana padano. “A finalização do prato é feita com esse creme no lugar da manteiga e queijos como o de costume”, diz o chef, revelando ainda que o tempo fora do fogão antes que seja finalizado colabora para a cremosidade perfeita.
Para harmonizar com o Carbonara, Raddatz indica um clássico: vinho chardonnay. No entanto, para quem prefere outras uvas, o Villa Lobos oferece inúmeros rótulos nacionais e internacionais. Ideal para o inverno na Mantiqueira: vinho, lareira e risoto!
O chef faz questão de ressaltar que o Villa Lobos trabalha com os melhores grãos: o conceituado Carnaroli, próprio para o típico “al dente” como pede uma boa receita de risoto—seja negro, branco e integral.
Por sinal, o Carbonara é o “queridinho”, mas sempre sujeito a perder seu trono, já que o cardápio conta com outras delícias na concorrência– como os risotos de filé mignon na cachaça envelhecida ou o de frutos do mar; assim como as opções vegetarianas como o de cogumelos portini com sálvia e queijo brie.
Se deu água na boca, a dica é conferir de perto estas delícias gastronômicas e aproveitar para passear em Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, que oferece inúmeros atrativos em meio à natureza e culturais — como a 52ª edição do Festival de Inverno que segue até 31 de julho. “Será, com certeza, uma alta temporada deliciosa!”, finaliza o chef.