Notícias

Operadores aéreos e oficinas de manutenção ganham programa de transformação digital

Os operadores aéreos e as organizações de manutenção de produto aeronáutico passaram a contar com um Programa de Transformação Digital (PTD) no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Instituída pela Portaria 8.499/SP0, de 7 de julho de 2022 (clique no link para acessar), a iniciativa busca ampliar a segurança e a eficiência da aviação civil.

Alinhado ao Programa Voo Simples, que foi instituído para modernizar o setor aéreo, o PTD busca auxiliar operadores aéreos e organizações de manutenção no processo de transformação digital. O objetivo da transformação digital vai além da simples substituição de processos físicos por ferramentas digitais. Trata-se de um esforço para a orientação de decisões e processos a partir de dados coletados no intuito de mudar não só a forma como se faz o trabalho atualmente, mas o próprio comportamento dos envolvidos.

No Programa de Transformação Digital, a ANAC trabalhará em parceria com o mercado para identificar e tratar as dificuldades na adoção de ferramentas eletrônicas e processos automatizados.

Um dos focos do programa são os registros eletrônicos de operações e manutenções, que possibilitam a automatização de tarefas e a troca de informações, tornando os processos mais eficientes e econômicos para operadores e oficinas. A utilização desses dados digitais reduz erros de processamento, garantindo que procedimentos sejam realizados conforme previsão em manuais. Assim, uma vez implementada, a transformação digital dos operadores aéreos e organizações de manutenção consistirá em um reforço para o desenvolvimento e a segurança da aviação civil brasileira.

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…