O Mapa do turismo brasileiro será apresentado, nessa terça-feira, 19, no Seminário Técnico de Captação de Recursos e Estratégias Inovadoras para o Turismo nos Municípios. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro tem como objetivo discutir e promover estratégias de governança, captação de investimentos, financiamentos, promoção e ações inovadoras nos municípios turísticos brasileiros.
O Mapa do Turismo Brasileiro registra atualmente 2.785 cidades de 338 regiões turísticas, mas o processo de cadastramento segue a todo o vapor. Isso porque, a partir deste ano, gestores de turismo de todo o país podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.
Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem 15 dias para realizar a aprovação e incluí-lo no Mapa. Após a inclusão, este cadastramento tem validade de um ano.