Entre 2020 e 2021, o Centro de Treinamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) capacitou 3.455 pessoas de vários países no curso TRAINAIR PLUS a distância Aviation English Level 3 for Civil Aviation Professionals (Inglês Nível 3 para Profissionais da Aviação Civil, em português). O número de participantes em treinamentos personalizados foi o maior registrado em todo o mundo no período, o que resultou em uma premiação concedida pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
A placa com a homenagem foi entregue pelo secretário-geral da OACI, Juan Carlos Salazar, no dia 28 de junho, em Istambul, na Turquia, durante o Simpósio Global de Apoio à Implementação da OACI 2022 (na versão em inglês, ICAO Global Implementation Support Symposium).
Com a ampliação de vagas em 2020, que passaram a ser destinadas a qualquer interessado na língua inglesa, foi possível atender as necessidades de capacitação de pessoas que perderam o emprego na pandemia de covid-19, da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC) e da Comunidade das Autoridades da Aviação Civil Lusófonas (CAACL).
O curso é gratuito e foi desenvolvido por servidores da ANAC, sendo uma das entregas do projeto prioritário TRAINAIR. O Aviation English integra a lista de capacitações oferecidas pelo Centro de Treinamento da Agência, certificado desde 2012 pelo Programa TRAINAIR PLUS da OACI, categoria que reconhece a qualidade do serviço.
A primeira turma foi realizada em 2019. De lá para cá, são mais de 4,3 mil certificados emitidos para 12 turmas. A próxima está prevista para agosto deste ano. O objetivo é promover o conhecimento do vocabulário técnico da aviação, contribuindo para uma comunicação mais precisa e para a segurança das informações transmitidas sobre o voo.