O desabastecimento de medicamentos essenciais nas farmácias básicas municipais, incluindo alguns insumos ambulatoriais, se tornou uma realidade nos últimos meses, conforme relataram manchetes em todo o Brasil. Problemas no fornecimento pelo Ministério da Saúde, movimentos de protesto de funcionários em portos e aeroportos, questões envolvendo a política internacional como dificuldades de importação de insumos, por causa da guerra na Ucrânia e do lockdown na China são alguns dos motivos mais relatados. Notícias dão conta que em alguns Estados, cirurgias eletivas e tratamentos estão sendo adiados. Na busca constante por pautas focadas no interesse do municipalismo, e na melhoria e eficiência dos serviços públicos municipais, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) buscou compreender a realidade dos entes que mais atentem e precisam diariamente se justificar para a população – Os municípios. Defendo urgente o interesse municipalista, de fornecer saúde de qualidade e com dignidade à população Brasileira, esta pesquisa em nível nacional, evidencia quais medicamentos estão em falta, visando atribuir as responsabilidades pelo desabastecimento e permitir um planejamento adequado para a reposição. A pesquisa foi aplicada no período de 23/05 a 20/06, com foco na resposta dos servidores responsáveis pela assistência farmacêutica municipal, de preferência com os próprios farmacêuticos dos serviços. Para encontrar respostas claras e objetivas era necessário que as perguntas fossem acompanhadas de sugestões de nomes de medicamentos e insumos, para assim, catalogarmos as opções com maior menção. Após uma pesquisa em matérias jornalísticas foi possível identificar ao menos 60 medicamentos, entre o componente básico e o especializado que estavam em falta por várias regiões do Brasil. FONTE: CNM.
Assistência básica
Foram então selecionados os medicamentos que mais se repetiam entre as listas, separados por Assistência Básica, ou seja, de responsabilidade de compra e distribuição por parte do próprio município; Assistência Especializada, de responsabilidade das Secretárias Estaduais de Saúde do Ministério da Saúde, mas em muitos estados distribuídos pelo município, assim como os insumos ambulatoriais.
Medicamentos em falta
Os medicamentos mais comuns na dispensação da farmácia básica, restando os seguintes itens no componente Básico: Amoxicilina; Dipirona; Azitromicina; Prednisolona; Ambroxol; e Dipirona injetável. Já no componente especializado, restaram os medicamentos: Amicacina; Novamox 400mg; Deposteron 200mg; Noripurum 100mg; Adalimumabe; Leflunomida; Infliximabe 100mg; e Tocilizumabe.
Sem definição
Ao longo do planejamento também se entendeu adequado compreender o período de desabastecimento destes itens, para se estabelecer, em especial os que estão em falta há mais de 30 dias e mais de 90 dias; bem como saber se já há definição para reposição, se o município já realizou alguma dispensa para a compra emergencial, tanto dos insumos de sua responsabilidade quanto do Estado ou União, e ainda, buscar entender se a população está sendo devidamente informada desta falta e os motivos.
Coruripe
O grupo Pontal Art foi selecionado para expor o artesanato de suas integrantes na 22ª Feira Nacional de Negócio do Artesanato, em Pernambuco, dentro do estande de Alagoas. A secretaria de cultura vem sempre apoiando os artistas da terra para que seus trabalhos sejam vistos por todo o mundo e dando local e voz a todos os artistas de nosso município.
Coruripe 2
As obras na Ponte que liga o Povoado Palmeira Alta ao Alto Piauí iniciaram semana passada em Coruripe esta será a primeira ponte a ser recuperada em nosso município e vai trazer de volta o direito de ir e vir dos moradores.
Coruripe/crédito
A Prefeitura de Coruripe lança o Programa Crédito do Povo na próxima quinta-feira a partir das 9 horas, na Câmara de Vereadores. Uma linha de crédito para você melhorar e ampliar seu empreendimento com muitas vantagens.
Barra de Santo Antônio
Antes mesmo do plano diretor está em operação, em Barra de Santo Antônio, muitas ações estão sendo desenvolvidas e em sua grande maioria estão sendo implementadas com recursos próprios do município, a exemplo do banho de luz na cidade e na área rural com mais de 1.500 lâmpadas incandescentes substituídas por lâmpadas em led, o que já representa mais de 90% de todas as lâmpadas da cidade.
Pilar
A Prefeitura do Pilar doou materiais esportivos para os nossos alunos da rede municipal de ensino. O município continua investindo na prática esportiva no Pilar, uma ferramenta estratégia para afastar os jovens das drogas. A prática de modalidades esportivas motiva e ocupa o jovem dando a ele oportunidades de desenvolver seu caráter.
Pilar
O pilar foi uma das escolhidas devido ao alcance do projeto “Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para a abordagem da hanseníase no município do Pilar”, apresentado pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Francinny Wanderley da Rocha.
Piranhas
Ocorre na região dos Cânions dos São Francisco o “Xingó Trail Run”, mais um evento desbravando nossas belíssimas paisagens num circuito de pura adrenalina. O município segue despontando no turismo de esportes radicais com muita aventura para os atletas que nos visitam e estão fazendo os percursos de 07 a 50km
Pão de Açúcar
A secretaria Municipal de Assistência social de Pão de Açúcar realizou na última quinta-feira, uma ação de atualização cadastral e novos cadastros com os beneficiários do SCFV grupo dos Idosos. O evento teve como objetivo manter os dados cadastrais atualizados e permanência nos programas sociais, como benefício de prestação continuada BPC/LOAS, tarifa social de energia elétrica e entre outros.