A Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou essa semana o “Portugal Rowing Tour”, evento de remo de lazer que, em agosto, vai passar pelo rio Mondego e que, segundo Pedro Machado, presidente da TCP, se insere na estratégia regional de desenvolvimento de novos segmentos de oferta de produtos turísticos, de que é exemplo o turismo desportivo.
“A partir de 2022, o país está a trabalhar novos segmentos de oferta de produtos turísticos. É o caso do turismo desportivo, que se está a posicionar na oferta de Portugal nos mercados internacionais. Assim, o Rowing Tour contribui para aumentar o leque de oferta do Centro de Portugal a esse nível”, afirmou Pedro Machado, durante a apresentação da iniciativa.
Segundo o responsável, este é também um evento importante para combater as assimetrias regionais , uma vez que vai ter lugar em vários municípios, concretamente em Tábua, Mortágua e Santa Comba Dão, que, segundo Pedro Machado, “são hoje uma aposta clara da procura turística no Centro de Portugal”.
O “Portugal Rowing Tour” vai ter lugar entre 11 e 14 de agosto e deverá levar até ao Centro de Portugal remadores de várias nacionalidades, que vão ficar alojados em unidades hoteleiras da região, ficando a base logística do evento localizada em Tábua.
A prova decorre em quatro etapas, sempre na albufeira da barragem da Aguieira e, no total, os remadores, de origem belga, francesa, holandesa, inglesa, irlandesa, luxemburguesa e sueca – vão remar cerca de 50 quilómetros nos concelhos de Tábua, Mortágua e Santa Comba Dão.