A mistura de povos nas diversas regiões do Brasil gerou frutos que até hoje podem ser vistos na cultura das cidades. É o caso do município Alfredo Chaves (ES). No local, traços da arquitetura europeia, pois a cidade recebeu imigrantes italianos em 1877, são encontrados espalhados em várias partes do município. Alfredo Chaves, rodeado de montanhas, possui quase 14 mil habitantes (IBGE 2010), sendo mais de 7 mil deles moradores da zona rural.
A diversidade cultural advinda da mistura dos povos gerou uma cidade que mantém tradições, como congo, santos reis, moda de viola, coral italiano, entre outros. Em todas as comunidades do município, tanto na zona rural como na urbana, resquícios culturais dos colonizadores europeus são conservados, como também da cultura africana e libanesa.
Além da diversidade cultural emanada pelos antepassados, o município é repleto de atrativos naturais que proporcionam descanso e contato com a natureza. Cachoeiras e prática de esportes radicais, como o voo livre e rapel, estão inclusas no roteiro de quem visitar a região.
Foto: Fernando Madeira