Sem categoria

Projeto visa desenvolver projetos de infraestrutura náutica em Alter do Chão (PA)

O Ministério do Turismo realizou uma visita técnica em Alter do Chão, em Santarém (PA), para iniciar o desenvolvimento de projetos de infraestrutura de apoio náutico no distrito paraense. A ação faz parte de uma parceria com o Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina que apoiará oito localidades do país com projetos de engenharia para construção de píeres, marinas e rampas públicas. Além de Alter do Chão, outras duas localidades já receberam a equipe técnica da Pasta: Fernando de Noronha (PE) e Natal (RN).

Durante a visita, foi diagnosticada a necessidade de elaboração de um projeto para que as embarcações e os turistas de Alter do Chão tenham mais comodidade e segurança. Após esta avaliação, os técnicos do MTur e do LabTrans agora desenvolverão um estudo e projeto de engenharia que, ao fim, serão entregues à prefeitura de Santarém, cidade onde está localizado o distrito paraense.

Atualmente, os turistas que visitam a região possuem um ponto de encontro para usufruírem de um passeio de barco pelo local, conhecer o Rio Arapiuns e se conectar com a natureza, através de um belo passeio pelo Cana do Jari. Além disso, podem visitar a praia do rio Tapajós, apelidada de “Caribe Amazônico”. A alcunha leva em conta características como a areia banca e a água doce azul e cristalina do Rio Tapajós. A praia aparece no período da vazante do rio Tapajós, entre os meses de agosto e janeiro. O balneário é um dos pontos mais visitados da região e foi eleita pelo jornal britânico The Guardian, em 2009, como a melhor praia do mundo.

Turismo náutico

A atividade é caracterizada pelo contato com a água, seja salgada ou doce, e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico no mundo.

Para se ter uma ideia deste potencial, a última temporada de cruzeiros marítimos no país contou com oito navios no litoral brasileiro, um a mais do que na temporada anterior. Os impactos na economia e na geração de empregos beneficiaram destinos turísticos e empresas de atividades características do setor e de outros ramos, movimentando R$ 2,241 bilhões.

Artigos relacionados
Sem categoria

IGPS realiza ação de saúde em Piranhas. Carreta do amor realiza exames no município. Prefeito eleito de Maragogi (PP) se encontra com Paulo Dantas (MDB). Marcos Madeira deve assumir cargo administrativo no Litoral Norte e tocar obra na região.

IGPS em Piranhas O Instituto de Gestão de Políticas Públicas e Sociais (IGPS) realizou a entrega de mais de 100…
Sem categoria

Prefeituras têm saldo financeiro positivo. Mês de outubro fecha com 16% de aumento. Penedo prepara Penedo Luz. Coruripe investe em obras de urbanização.

Prefeituras com muitos recursos O ano está terminando e para os economistas que analisam a situação financeira das prefeituras municipais,…
Sem categoria

TRT/AL recebe prêmio em Brasília. Delmiro dá adeus ao médico Petrúcio Bandeira. MP notifica Prefeitura de Junqueiro pela fala de transparência. Quadriciclos apreendidos em Milagres. Exposição artística no Chalé dos Loureiros em Penedo.

TRT/AL premiado O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) foi agraciado com o Selo Linguagem Simples 2024, concedido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :