Benefício aos taxistas
Gestores municipais têm até o dia 31 de julho para enviar as informações dos cadastros dos motoristas de táxi para pagamento do Benefício Emergencial aos motoristas de táxis (Bem-Taxista). A relação dos taxistas de cada Município deverá ser encaminhada, por upload, por meio do portal do Ministério do Trabalho e Previdência. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que caso a prefeitura não consiga realizar o envio dos dados nesta primeira etapa, o Ministério do Trabalho e Previdência disponibilizará novos períodos para o cadastramento entre os dias 05 de agosto e 11 de setembro. Além disso, a entidade lembra que os Municípios e o Distrito Federal serão os responsáveis pelo registro e fornecimento dos dados, ou seja, nenhuma ação será realizada pelo motorista de táxi para seu cadastramento.O Bem-Taxista faz parte dos benefícios previstos pela Emenda Constitucional 123/2022, para enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes e tem validade até dezembro de 2022. Tem direito ao pagamento os motoristas de táxi devidamente registrados nas prefeituras, detentores de concessões ou autorizações (alvará) até 31 de maio de 2022.
Taxistas
Cabe destacar que o Bem-taxista não é considerado um benefício da política de Assistência Social, embora faça parte da Proposta de Emenda Constitucional (EC) 01/2022 por questões orçamentárias, onde aumenta o valor do programa Auxílio Brasil (PAB), amplia o Vale-Gás e cria o “voucher” para os caminhoneiros.
Piranhas
Municipal de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizará hoje a distribuição de 50 mil alevinos a produtores rurais que fizeram solicitação junto à prefeitura de Piranhas. A gestão municipal tem dado sua contribuição proporcionando renda extra com a atividade pesqueira.
Penedo
A prefeitura de Penedo conclui esta semana o pagamento dos salários dos servidores públicos. Desta forma a atual gestão do prefeito Ronaldo Lopes mantem assim o pagamento religiosamente dentro do mês, enquanto outros prefeitos continuam pagamento no dia 10 do mês subseqüente.
Barra de Santo Antônio
A Prefeitura de Barra de Santo Antônio vem garantindo o atendimento da saúde ao povo. Atendimentos “corujão ou nos finais de semana” visam atender uma população que muitas vezes deixa de cuidar da saúde por não ter serviços médicos e odontológicos ambulatoriais em horários alternativos, e isso foi regulamentado, conseguindo baixar essa demanda reprimida.
Barra/Conselho
As queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos, agora tem um novo canal na Barra de Santo Antônio para o Conselho Tutelar e que já atendia as ligações telefônicas, agora atende também via WhatsApp no numero; (82) 99116-6208.
Barra/óculos
Uma parceria firmada entre o IGPS (Instituto de Gestão Pública) e a Prefeitura Municipal de Barra de Santo ofertou 50 óculos para alunos da rede pública municipal de ensino. Os alunos contemplados são da Escola Municipal Major Nelson Augusto no Povoado Santa Luzia. A cada mês uma nova ação na área de saúde irá beneficiar a comunidade barrense.
Maragogi
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Turismo e Educação de Maragogi em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou mais uma ação sobre a conscientização de combate ao trabalho infantil. A campanha tem como intuito levar esse assunto para a comunidade e propiciar o combate a esta prática através de atividades promovidas no espaço escolar.
Japaratinga
No Dia Mundial da Proteção dos Manguezais a pousada Paraíso dos Coqueirais, representado por seu gerente geral Claudio Zanichelli, participou ativamente das atividades alusivas ao dia, em ação conjunta com alunos do Colégio Municipal Napoleão Rodrigues Silva, do povoado Barreiras, e com a parceria da Prefeitura
Os manguezais são peças-chave no combate às mudanças climáticas, contribuindo tanto na adaptação de seus impactos, como na fixação de carbono. Eles atuam na proteção contra tempestades, minimizando o impacto nas regiões costeiras e também são berçários para diversas espécies de peixes e mariscos.
Japaratinga
Fornecer o habitat natural para peixes e mariscos, são cruciais para a subsistência de inúmeras comunidades costeiras. Daí a importância de ser protagonista numa ação como esta, onde as crianças receberam orientações, tiveram aulas ao ar livre, foram conscientizadas da importância dos manguezais e participaram da limpeza dos mangues ao redor da pousada, enchendo sacos de lixos e, depois, receberam um lanche ofertado por nossa pousada.