O Brasil deve receber, com honras militares, em solenidade realizada no Palácio do Planalto, o coração de Dom Pedro I. Segundo Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, entidade responsável pelo órgão do imperador,. De acordo com informações do Itamaraty, o translado do coração deverá ser feito pela Força Aérea Brasileira. Antes de vir ao Brasil, nos dias 20 e 21 de agosto, o órgão ficará exposto para visitantes na Igreja da Lapa, na cidade do Porto.
Ainda de acordo com Câmara do Porto, após ser recebido no Planalto, o coração será levado ao Palácio do Itamaraty onde ficará até as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil. O retorno do órgão a Portugal está previsto para acontecer no dia 8 de setembro.
Foram quatro meses de negociação entre autoridades brasileiras e portuguesas para que o coração do monarca fosse liberado para cruzar o Atlântico. Preservado em formol há 188 anos, a iniciativa da viagem transoceânica suscitou temores quanto a preservação da integridade do órgão. Guardiã da relíquia desde 1835, a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa aceitou liberar o coração apenas depois de um parecer favorável da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Foto: Reprodução Irmandade da Lapa