Notícias

CATs orientam viajantes nos destinos turísticos

Viagem boa é viagem onde o turista está bem-informado. Isso porque, para curtir os destinos com tranquilidade e segurança, é importante fazer uma pesquisa prévia dos locais a serem visitados, dos itinerários, transporte, valores e possíveis soluções para percalços que possam surgir. Para isso, o viajante pode contar com os Centros de Atendimento ao Turista, os famosos CATs, espalhados pelos principais destinos turísticos do país.

Os Centros de Atendimento ao Turista são responsáveis pela distribuição de dicas sobre atrativos das cidades, sugestões de locais para visitação, roteiros turísticos e esclarecimento de dúvidas.  Servem, por exemplo, como ponto de ajuda para achar números de telefones, endereços de hotéis, lugares para compras e alimentação.

O Ministério do Turismo (MTur) apoia os estados e municípios na divulgação de destinos turísticos e financia a construção dos CATs, pois entende a importância deles na hora de dar suporte a uma viagem segura e confortável. O trabalho favorece a boa percepção quanto aos destinos percorridos no país. Dados do Estudo de Demanda Turística Internacional do MTur, por exemplo, revelam que, em média, 88% dos visitantes avaliam positivamente o quesito “informação turística” no Brasil.

Portanto, na hora de buscar informações, procure o CAT mais próximo.  Eles geralmente estão localizados em aeroportos, terminais rodoviários, nos centros das cidades (ou onde o fluxo de pessoas é maior, como em shoppings e estações de metrô), próximos aos principais atrativos turísticos ou perto das secretarias de turismo. Há municípios que atendem, ainda, de forma on-line por meio de troca de informações em aplicativo de mensagem instantânea. É importante ressaltar que cidades com maior número de habitantes tendem a ter mais de um CAT.

Os Centros de Atendimento vão servir de apoio e orientação quanto à variada oferta de atrativos na cidade a ser visitada. Além disso, eles oferecem acolhida, contribuem para a avaliação positiva dos destinos nacionais e, consequentemente, despertam cada vez mais o interesse em viajar pelo Brasil.

Artigos relacionados
Notícias

Japan Airlines foi alvo de ataque cibernético

A Japan Airlines disse que foi atingida por um ataque cibernético na quinta-feira, causando atrasos em mais de 20 voos…
Notícias

Pós-pandemia, Turismo deve crescer 4,2% em 2024

Um dos setores mais pujantes da economia brasileira pós-pandemia de covid-19, o Turismo deve faturar R$ 203,5 bilhões em 2024,…
Notícias

Festas de fim de ano devem atrair 14,3 milhões de turistas e movimentar os aeroportos nacionais

Os aeroportos brasileiros esperam uma intensa movimentação para as festas de fim de ano. Mais de 14,3 milhões de pessoas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :