A Agência de Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde, país da África Ocidental, está recebendo apoio e orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o processo de certificação operacional da aeronave Embraer ERJ 190, de fabricação brasileira. Por meio da missão de cooperação internacional, as duas autoridades de aviação civil buscam consolidar a parceria técnica em regulação aeronáutica e ampliar o mercado para aeronaves produzidas no Brasil.
Desde a primeira semana do mês de junho e entre 26 de julho até ontem, segunda-feira, 15, atividades de inspeção de treinamento de voo e certificação de inclusão de novo modelo de aeronave integraram o processo de certificação do ERJ 190 em Cidade da Praia, Cabo Verde, e Amsterdam, Países Baixos. O servidor da ANAC Felipe Gomes Barros acompanhou todas as atividades de inspeção e certificação realizadas in loco.
A ANAC vem aprofundando seu relacionamento com as autoridades de aviação civil dos países lusófonos, como Cabo Verde, que participam da Comunidade de Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL). A missão em Cabo Verde e Países Baixos integra agenda bilateral com diversas autoridades de aviação civil para a conclusão de acordos de reconhecimento mútuo de certificação.