A American Airlines fez depósitos não reembolsáveis em 20 aeronaves Overture da Boom Supersonic e concordou com opções para até 40 mais. “Olhando para o futuro, as viagens supersônicas serão uma parte importante de nossa capacidade de entregar para nossos clientes”, disse o CFO da American Airlines, Derek Kerr, em um comentário preparado. “Estamos empolgados com a forma como a Boom moldará o futuro das viagens tanto para nossa empresa quanto para nossos clientes”.
Boom diz que o Overture transportará de 65 a 80 passageiros, viajando a Mach 1,7 (1.300 mph) com um alcance de 4.900 milhas. O fabricante iniciante diz que espera concluir a produção da primeira aeronave até 2025, com o primeiro serviço de passageiros em aviões Overture a começar em 2029.
A uma velocidade de Mach 1,7 sobre a água, o Overture poderia voar entre o hub da American em Miami e sua base europeia em Londres em cinco horas, em comparação com tempos de voo típicos de quase nove horas.
Relacionado: Americano investe em empresa que fabrica motores hidrelétricos
As empresas não revelaram o valor do depósito da American. Mas com o anúncio de quarta-feira, a Boom tem uma carteira de pedidos de 130 aeronaves Overture. A Japan Airlines encomendou 20 aeronaves em 2017 e, no ano passado, a United encomendou 15 aeronaves Overture , com opção de mais 35.
A Boom começou recentemente os testes de táxi em sua aeronave supersônica de demonstração XB-1 , que tem um terço da escala do Overture, embora com algumas diferenças importantes de design, incluindo o número de motores. A empresa diz que os voos de demonstração do XB-1, que estavam inicialmente programados para começar no ano passado, estão a caminho de serem lançados antes do final deste ano.
Em julho, a Boom revelou um design refinado para o Overture, incluindo a adição de um quarto motor. De acordo com os planos anteriores, o avião deveria ser movido por três motores.
A Boom não anunciou qual empresa projetará os motores supersônicos Overture. A Boom planeja construir seus aviões em Greensboro, Carolina do Norte .