Para uma plateia online repleta de gestores e profissionais de turismo e gastronomia do país, o Ministério do Turismo iniciou, ontem, o curso de turismo gastronômico. Ofertada em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a capacitação irá formar 300 estudantes no segmento, que é um dos principais atrativos de turistas para o país. A ação faz parte do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do Ministério do Turismo.
A aula inaugural contou com a participação de dois convidados especialistas no assunto: Rebecca Mackenzie, especialista em gastronomia e presidente do Culinary Tourism Alliance (CTA), do Canadá; e Rafael Tonon, jornalista e escritor gastronômico brasileiro. Eles apresentaram aos presentes o panorama do setor no mundo, além da demanda dos consumidores, experiências de sucesso e desenvolvimento de destinos.
A certificação tem a chancela do IFB e da UTAD, viabilizada por meio do Acordo de Cooperação Internacional firmado entre as duas instituições. O curso conta com a atuação de professores da universidade de Portugal como conteudistas, somados a professores do IFB e de outros institutos e universidades, bem como especialistas em turismo e gastronomia reconhecidos nas suas áreas de atuação.
O curso é vinculado ao Projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo e do IFB, iniciada em 2020. O acordo já resultou na publicação do e-book Turismo Gastronômico para Gestores de Turismo organizado pelas professoras Ana Paula Jacques e Daniela Leite com artigos inéditos de profissionais do segmento. O e-book está disponível para download gratuitamente no site do projeto.