A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Saúde realiza entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro a 1ª Semana do Bebê. Na programação palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas com o objetivo de fortalecer as ações referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.
A abertura acontece na próxima segunda-feira (29), às 16h na Praça Dr. Castro Azevedo com um evento que contará com apresentações culturais e teatrais. As atividades seguem durante toda a semana com ações nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital Carvalho Beltrão, Academia da Saúde, escolas da rede municipal e auditório da secretaria de Saúde.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social criada pela Lei Nº1541/2021, que institui a realização do evento, com ações voltadas para a proteção integral da primeira infância e direcionadas a crianças e adolescentes. Além de seus pais, responsáveis, cuidadores e profissionais da administração municipal.
Hélio Oliveira, mobilizador municipal de adolescentes – Selo Unicef 2021-2024 e assessor técnico pontuou que a Semana do Bebê é a culminância das ações realizadas pelo município desde o início da gestão.
“Estamos empenhados em conquistar a certificação Selo Unicef 2021-2024. Para isso, o município tem buscado cumprir todas as etapas e exigências estabelecidas no edital, mobilizando a comunidade e envolvendo diversos órgãos do município. A Semana do Bebê é a culminância das atividades que norteiam as políticas públicas voltadas a esse público, onde já vem sendo realizadas desde o início da gestão do prefeito Marcelo Beltrão”, frisou o mobilizador.
A ação será realizada de forma conjunta com as demais secretarias municipais, instituições e profissionais que integram a rede de proteção a crianças e adolescentes.
A coordenadora do Programa Nacional de Vacinação (PNI) de Coruripe é uma das organizadoras das ações. Danielly Cunegundes destacou a importância da Semana do Bebê para orientar pais e mães sobre os cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida.
“Esses primeiros anos de vida da criança são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral, por isso às ações voltadas a primeira infância, que vai desde quando o bebê nasce até os seis anos de vida, são tão importantes. Durante a Semana do Bebê teremos diversas atividades em todo o município com o propósito de levar informações aos pais. Além da realização de projetos importantes como o “Bebê Prefeito”, título dado ao primeiro bebê que nascer durante a semana segundo as regras e a “Árvore da Vida”, que visa plantar uma árvore para cada bebê que nascer durante o período de realização do evento”, explicou a coordenadora.
Texto e foto: Ascom