O Brasil é uma mistura de cultura, povos, nacionalidades e etnias. Sua formação contou com a participação de diversos países, como Portugal, Holanda e Espanha, por exemplo. Mas, você sabe qual é a única cidade do país fundada pelos franceses? É isso mesmo! Dos mais de cinco mil municípios que compõem a República Federativa do Brasil há um que foi formado integralmente por eles: São Luís (MA).
Fundada em 1612 pelo francês Daniel de La Touche, mais conhecido como “Senhor de La Ravardière”, a capital maranhense é a quinta cidade mais antiga do país. Sua formação teve como objetivo estabelecer a França Equinocial na região dos trópicos, dentro do contexto da economia mercantilista. Seu nome é uma homenagem ao então rei da França, Luís XIII. Apesar do domínio francês, três anos depois São Luís passou para o domínio português, dando fim à iniciativa de criação da nova colônia do país. A cidade ainda foi um importante centro exportador de algodão e arroz.
Muito mais que suas belezas, São Luís oferta aos turistas as melhores sensações em uma só programação. A cidade conta com monumentos históricos, patrimônios culturais, gastronômicos, além de manifestações tradicionais e festas populares. Dentre estes, destacamos o seu centro histórico formado por aproximadamente 3,5 mil edificações com grande valor histórico e artístico, composto por ruas e calçadas de pedras, fachadas azulejadas e casarões ainda com características que trazem um pouco do período colonial vivenciado pela cidade.
O Palácio dos Leões é um bom exemplo disso. Edifício-sede do governo do estado do Maranhão, o local é um dos maiores símbolos da cultura maranhense. Sua localização, no alto do promontório onde nasceu, era estratégica para as várias disputas de poder e invasões ocorridas durante os primeiros séculos de existência. Atualmente, suas instalações mantêm a decoração original, composta por itens franceses que datam do século 18 e 19. Os turistas podem ainda apreciar os quadros do escritor Arthur de Azevedo, adquirida pelo governo do estado após sua morte.
E falando em artes, diversas construções são um atrativo a mais na capital do Maranhão, dentre eles, o Teatro Artur Azevedo, segundo mais antigo do país; o Museu das Artes Visuais, composto por azulejos coloniais, murais e obras de artistas do estado; e o Convento das Mercês, tombado como Patrimônio Histórico Nacional. O Museu do Negro ocupa o antigo mercado de escravos e abriga peças de origem africana e instrumentos musicais. Entre as manifestações destacam-se o bumba-meu-boi, festa de origem afro-indígena característica do período junino; o tambor-de-crioula.
As praias estão entre os atrativos mais procurados pelos turistas que visitam São Luís. Calhau, Olho D’Água e Araçagi são as praias mais procuradas da capital maranhense. Inclusive, a primeira é famosa por ser a mais organizada das praias. Já a segunda, conta com várias dunas, falésias e morros que formam um belo visual para os turistas aproveitarem. Com 32 km de orla, esportes como surfe, futebol de areia, Stand Up Paddle, futevôlei, vôlei de praia, frescobol e kitesurf são populares por lá, principalmente nos meses de julho e dezembro.
Foto: MTur