O Ministério do Turismo (MTur) atuou em mais uma ação em prol do setor turístico, em especial na gastronomia brasileira. Dessa vez, técnicos da Pasta participaram, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, de uma visita técnica em Aracaju, no estado de Sergipe, para avaliar empreendimentos que fazem parte das cadeias produtivas da gastronomia local e que compõem a diversidade cultural e histórica do estado. Além da capital sergipana, foram visitados os municípios de Estância, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana, Campo do Brito e Barra dos Coqueiros.
Na visita, os técnicos do MTur conheceram o Aratu (crustáceo da família do caranguejo) e o trabalho das mulheres marisqueiras. Também conheceram ingredientes tais como mandioca, castanha de caju, cachaça e mangaba, além de pratos típicos. Na ocasião, também foram conhecidos casos de sucesso que trabalham com a valorização de toda a cadeia produtiva da gastronomia na região.
A ação ocorreu em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Turismo de Sergipe e vai permitir que as informações e experiências coletadas no estado componham a programação de um evento de fomento ao turismo gastronômico, que acontecerá em Aracaju no final de novembro. Trata-se do I Workshop para Multiplicadores do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, que tem como objetivo trazer um debate técnico e casos de sucesso para mobilizar os gestores públicos e empreendedores do turismo e da gastronomia para valorizar e impulsionar o Turismo Gastronômico em seus estados.
O turismo gastronômico já é um dos maiores motivadores de viagens por todo o mundo e seu protagonismo vem aumentando. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) indicam a gastronomia como o terceiro maior motivo de viagens no planeta, movimentando cerca de US$ 150 bilhões por ano. Diante dessa crescente, o Ministério do Turismo entende a força do Brasil nesse segmento, pois a riqueza e a diversidade dos ingredientes nacionais e da criatividade do povo brasileiro geram uma culinária única e marcante.
A gastronomia brasileira está entre um dos principais motivos para a vinda de turistas internacionais ao país. Conforme estudo do Ministério do Turismo, 8 em cada 10 turistas internacionais que vieram ao Brasil em 2019 aprovaram a culinária nacional. O país possui quatro localidades brasileiras inclusas na Rede de Cidades da Unesco, na categoria gastronomia: Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Belém (PA) e Paraty (RJ).
Os viajantes brasileiros também têm na gastronomia um dos atrativos que os impulsionam a viajar. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou as viagens de brasileiros e mostrou que, em 2021, a gastronomia e a cultura tomaram a terceira posição no ranking de motivadoras para a realização de uma viagem.
AÇÕES – Sabendo da importância do Turismo Gastronômico, o MTur tem realizado uma série de ações para fomentar o atrativo nos destinos turísticos brasileiros. Em agosto deste ano, a Pasta esteve em São Paulo (SP) para conhecer casos de sucesso gastronômicos em uma ação de benchmarking construída para observar boas práticas do destino.
A análise feita nos restaurantes paulistas vai apoiar o Ministério e seus parceiros na construção de um material para roteirização turística com base nas cadeias produtivas da gastronomia local, que será transformado em conteúdo audiovisual de orientação com foco na preparação dos gestores, empreendedores e profissionais de turismo nacionais para consolidação do Brasil como destino internacional de turismo gastronômico.
A qualificação dos profissionais que atuam e atuarão no turismo gastronômico também é pauta do MTur. O Curso de Turismo Gastronômico para Gestores de Turismo, ofertado pela Pasta e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) tem como objetivo capacitar gestores públicos de turismo nas esferas municipal, estadual e federal; profissionais, executivos de empresas de turismo, gastronomia e hotelaria; empreendedores, consultores e prestadores de serviço que pretendem se posicionar no segmento do turismo gastronômico.