Maragogi é o segundo polo de turismo de Alagoas e um dos destinos mais vendidos do Brasil. Contudo, o município não conseguiu acompanhar o crescimento do turismo, devido a falta de investimentos em obras de infraestrutura nos últimos 15 anos. Somente depois de 2018 foi iniciado um trabalho de reordenamento urbanístico e também investimento em obras de infraestrutura, como o abastecimento de água, que continua nas mãos da Casal em boa parte da cidade, e que não consegue acompanhar a demanda crescente devido ao desenvolvimento do turismo. A orla marítima precisa urgentemente de uma nova urbanização padronizada. Ruas estreitas, trânsito que não consegue escoar devido a falta de via largas e estacionamentos. Todo centro urbano precisa ser modificado buscando atender a necessidade de uma cidade que recebe investimentos turísticos todo mês e o fluxo de turistas só aumenta cada vez mais. Um passo importante neste sentido foi dado com a criação do Comitê Municipal Gestor da Orla Marítima de Maragogi que realizou a sua 6ª reunião, na semana passada. O momento contou com a participação da iniciativa privada, servidores das secretarias envolvidas, representante do Instituto Federal de Educação (IFAL) e a Superintendência do Patrimônio da União de Alagoas (SPU/AL). O Comitê definiu as novas etapas e intervenções já contempladas no plano de ação. Além disso, houve a eleição para a composição da nova mesa diretora do comitê, que passa a contar com o presidente, Thomaz Lira, o vice-presidente, Diego Vasconcelos e o 1º secretário, João Lessa de Azevedo. O cargo de 2º secretário terá algum representante do IFAL.
Cubículos
Vários prédios foram construídos na orla de Maragogi sem qualquer orientação técnica de engenharia. Estás edificação são um verdadeiro perigo para todos. Muitos serem para alugar pequenos cubículos, que chamam de apartamentos. Não existem plantas de engenharia e sequer seguem as normas exigidas de segurança.
Estacionamento
Um dos maiores problemas que precisa ser resolvido é o fluxo de veículos na orla marítima. Os congestionamentos são frequentes e a SMMT trabalha muito para tentar sanar a situação que já é crítica. A solução passa por um reordenamento geral de todo trânsito no centro urbano e principalmente fiscalização rigorosa para que se cumpra as leis de trânsito, principalmente quanto ao estacionamento.
Embarcações
É comum se ver nos estacionamentos de veículos, reboques com lanchas e jet ski, que ficam por dia nestes locais. Já está a hora de criar uma zona azul cobrando o estacionamento dos veículos e proibindo que reboques ocupem estes espaços dedicados a veículos automotores.
Delmiro
A Secretaria Municipal de Agricultura de Delmiro Gouveia em parceria com a CONAFER, iniciará o Cadastramento dos produtores rurais com rebanho de aptidão pecuária leiteira, que desejam participar do programa “+ Pecuária Brasil”, para a realização das 100 primeiras inseminações.
Barra de Santo Antônio
Lâmpadas de Led da iluminação pública em Barra de Santo Antônio estão sendo furtadas. O município vem recebendo melhorias na iluminação pública e ao mesmo tempo as lâmpadas estão sendo levadas. O município também aguarda que o acesso ao hotel Vila Galé Alagoas consiga ter a sua rede de iluminação pública, contudo, existe uma discussão se seria obrigação do município ou do Estado, já que se trata de rodovia estadual.
Penedo/curso
A parceria entre a Prefeitura de Penedo e o Senac viabiliza, de forma gratuita, a formação profissional em vendas e assistência administrativa. Os dois cursos estão com inscrição aberta para pessoas com Ensino Fundamental completo, sendo o de Assistente Administrativo para a faixa etária a partir de 15 anos e o de Vendedor para quem já tem 16 anos.
Penedo
Os interessados devem comparecer até o dia 21 deste mês na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria – SEDECIN, localizada na Rua Sete de Setembro, n° 116. Centro Histórico de Penedo, de segunda a sexta, das 08h às 13h.
Japaratinga
Japaratinga está discutindo seu Plano Municipal de Turismo. As reuniões começam no dia 13 e vão até 16 deste mês. Na pousada Paraíso dos Coqueirais a partir das 9h
O plano municipal de turismo é uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino.