Cerca de 3,6 mil agências de turismo e meios de hospedagens já inseriram suas redes sociais no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, Cadastur. A iniciativa, implementada pelo Ministério do Turismo, tem o objetivo de evitar fraudes na comercialização de produtos e serviços turísticos em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, WhatsApp e LinkedIn. A ferramenta serve como fonte para o turista confirmar a rede social oficial do estabelecimento antes da contratação de algum serviço.
Ao todo, já são 6.700 perfis de redes sociais incluídos na plataforma, sendo 1.848 do Facebook, 3.275 no Instagram e 1.115 no WhatsApp. Por segmento, 3.251 agências de turismo e 406 meios de hospedagens incluíram essas informações, um aumento de 74% em um ano.
Para consultar as redes sociais de um prestador, o cidadão deve acessar o site cadastur.turismo.gov.br e clicar em “Sou Turista”. Na sequência abrirá uma tela de pesquisa, que pode ser realizada por unidade da federação, por nome do prestador e CNPJ. Por fim, é só clicar na lupa do respectivo cadastro. A consulta está somente disponível para os Meios de Hospedagens e Agências de Turismo.
COMO INSERIR – Os responsáveis devem acessar o sistema Cadastur com o login do GOV.BR. Na sequência devem clicar no ícone da atividade e em “Alterar/Resolver Pendência”. Logo após, prosseguir até a aba “Informações da Atividade”, onde deverão ser inseridas essas informações no campo “Redes Sociais”. O cadastro deve estar em situação Regular. Se você ainda não é cadastrado, cabe destacar que o registro é obrigatório para Agências de Turismo e Meios de Hospedagens, entre outras atividades ligadas ao setor de Turismo.
Foto: Arquivo