Os alemães não perderam o interesse e vontade de viajar. As conclusões de um estudo realizado pela Tourlane e a Yougov indicam que 9 em cada 10 alemães continuam a querer viajar em 2023, assinalando que 92% dos inquiridos pretendem viajar no próximo ano. Contudo 78% dos alemães responderam que ainda não efetuaram qualquer reserva de viagem para 2023.
Relativamente a 2022, 56% dos inquiridos referiu já ter realizado uma viagem e que, devido à pandemia e incertezas externas, 39% prefere, geralmente, condições de reserva flexíveis.
Para 2023, o estudo indica a Alemanha, França e Itália como destinos mais populares e que uma percentagem significativa planeia passar as férias em terras germânicas ou países vizinhos.
Praia mantém-se líder
As conclusões do estudo da Tourlane e Yougov referem que 22% dos inquiridos mantém as férias de praia como preferenciais. Já 16% mostram uma preferência por férias ativas, enquanto 13% indicam as city trips. Estas três categorias são, aliás, os tipos de viagem mais populares entre os alemães inquiridos.
Na faixa etária entre os 18 e 24 anos, a sustentabilidade é o critério mais importante, com 54% dos inquiridos a admitirem querer passar mais tempo na natureza, concluindo-se, ainda, que 41% se mostra contra o turismo de massas.
Outro dos aspetos destacados no estudo prende-se com a cautela demonstrada pelos alemães quando abordada a questão das reservas das viagens, existindo a dúvida se o efeito das reservas antecipadas regressará.