MEIO AMBIENTE

blz Recicla avança na reciclagem de vidros para EUA e Europa

A blz Recicla, empresa criada em 2019 para promover e contribuir com a economia circular do vidro — pertencente ao ecossistema jvmc Participações, avançará na reciclagem de vidros nos Estados Unidos e na Europa, a partir do próximo mês de outubro. A Companhia, que visa fornecer matéria-prima sustentável para a indústria, vai separar todos os tipos de vidros nesses mercados, descontaminar e transformá-los em insumos puros para facilitar a produção de garrafas na indústria de vinhos e cervejeira nas praças norte-americana e europeia. Esse movimento de expandir a operação internacional receberá mais de USD 10 milhões de investimentos.

Localizada em Araçariguama, no interior de São Paulo, a blz Recicla coleta e seleciona mais de 700 mil recipientes por dia para reuso apenas no Brasil, tendo o negócio potencial para ser o novo mercado de alumínio, que recicla 98,7% de todas as latinhas que chegam ao mercado, de acordo com dados divulgados pela entidade gestora Recicla Latas. Desde o início da operação, a blz já retornou mais de 40 milhões de garrafas ao comércio e cresceu mais de 300% em receita, que em 2021 alcançou aproximadamente 130 milhões de reais.

A empresa abrirá mais duas operações no Brasil, localizadas na região norte/nordeste e sul. Para a atuação internacional, a Companhia vai inaugurar seu primeiro Centro de Distribuição em Miami, nos Estados Unidos. E, em breve, avançará com a expansão para o mercado europeu, onde há relevante oportunidade para a reuso de vidros, especialmente em razão da crise energética no País, decorrente da guerra Rússia X Ucrânia, e que pode impactar diretamente a indústria local de vidro.

Criada para solucionar uma lacuna de falta de embalagem de vidros, em razão de um longo período sem investimentos na infraestrutura do setor, a blz Recicla viu a oportunidade de suprir a necessidade da indústria de bebidas, ao mesmo tempo em que gera inclusão social e oportunidade de renda para os catadores e pessoas que vivem nas ruas, que são os responsáveis pela entrega das embalagens de vidro para reciclagem.

Os catadores levam as embalagens para os pontos de coleta distribuídos em diferentes estados brasileiros, que, posteriormente, são transportadas para a sede da empresa. Quanto melhor a qualidade da garrafa, maior é a remuneração média do catador, que pode ser de R$ 0,15 a R$ 0,70 por unidade. O pagamento a este público é feito por meio da entrega de um cartão pré-pago do blz Bank, fintech de soluções bancárias digitais, que também pertence ao ecossistema jvmc Participações. Além deles, a empresa também capta embalagens de cooperativas, garrafeiros em todo o Brasil, além de projetos de recolhimento em bares, restaurantes e condomínios.

Para atender os clientes das principais engarrafadoras do País, diariamente 25 carretas levam as garrafas para galpões da blz Recicla, em uma área total de 9 mil metros quadrados. A equipe separa o material, os que estão em perfeito estado de conservação são submetidos ao processo de esterilização para reuso. Já as demais, são recicladas e transformadas em tijolos, direcionados à construção de casas populares.

Além das embalagens, também são reaproveitados os engradados de plástico, utilizados no transporte das garrafas de vidro. “Com a blz, temos o propósito claro de contribuir para um mundo melhor e mais eficiente, entregando matéria-prima sustentável para a indústria de bebidas e conscientizando cada vez mais o mercado para a importância do reuso – ao invés de produzir uma nova garrafa, além de gerar oportunidade de renda e inclusão social a públicos diversos, como catadores e pessoas que vivem nas ruas”, afirma Rodrigo Clemente, CEO da jvmc Participações.

A empresa estabeleceu processos para fechar todas as letras do ciclo ESG, com o atributo ambiental já reforçado por meio da reciclagem do vidro, o social com o apoio e dignidade do trabalho para os catadores e a governança proporcionada por toda a infraestrutura e logística estabelecida para captação desse material.

Nos próximos 5 anos, a perspectiva é que a receita da empresa cresça aproximadamente 300% com o investimento em suas fábricas. O negócio aposta na economia circular, segmento no qual as empresas têm assumido compromissos importantes para melhor uso de recursos naturais e menor impacto ambiental dos produtos, sendo as embalagens reutilizáveis ou recicláveis de vidro essenciais para alcançar essas metas. A descarbonização também está na pauta da empresa, que planeja entregar matéria-prima carbono zero para seus clientes no futuro, por meio da rastreabilidade do produto.

blz Recicla

A blz Recicla, empresa que oferece matéria-prima sustentável para a indústria, foi criada em 2019 para promover e contribuir com a economia circular do vidro. A iniciativa oferece oportunidades para pessoas em situação de rua e catadores serem remuneradas pela coleta, além de levar insumos reutilizáveis e em bom estado para a indústria de forma segura, organizada e estruturada. As ações geram conscientização sobre a diminuição de resíduos industriais, a preservação do meio ambiente e o reuso de embalagens.

jvmc Participações

A jvmc Participações, comandada pelo fundador e CEO Rodrigo Clemente, é um ecossistema que contempla diferentes negócios, incluindo distribuição de bebidas, gastronomia, fintech, reciclagem e marketing, com as marcas Better Drinks, Carnívoros Steak Burger, blz bank, blz recicla, blz distribuidora, Grão Malte, entre outras.

Artigos relacionados
AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Programa da Aena incentiva voos mais sustentáveis em Congonhas

Em 2024, o Aeroporto de Congonhas registrou um aumento de 17% na participação de voos realizados com aeronaves mais sustentáveis…
LEVANTANDO ÂNCORASMEIO AMBIENTE

MSC Foundation apoia novas e valiosas pesquisas sobre espécies de corais em risco de extinção

A MSC Foundation está apoiando uma nova e valiosa pesquisa da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas™ da União Internacional para…
AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Projeto de eficiência hídrica em Juazeiro do Norte recebe prêmio internacional de sustentabilidade da ACI-LAC

O Aeroporto de Juazeiro do Norte, administrado pela Aena, foi premiado com o “Green Airport Recognition” durante o evento anual…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :