MEIO AMBIENTE

Associação Caatinga comemora Dia da Árvore com lançamento do projeto Restaura Caatinga

Dia 21 de setembro, o Brasil comemora o Dia da Árvore, data que tem o objetivo de chamar a atenção da população para a preservação da natureza. Neste dia tão importante, a Associação Caatinga lança oficialmente o projeto Restaura Caatinga, que alinha técnicas inovadoras de restauração florestal, capacitação de pessoal e promoção da rede de sementes para proteção desse que é o único bioma 100% brasileiro. Uma realização da Associação Caatinga, com o apoio da Celeo, através do projeto Serra de Ibiapaba, e coordenação da VBIO.

A restauração florestal será no entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Neném Barros, no município de Crateús (CE). “A RPPN foi criada com o apoio da Associação Caatinga e essa ação de restauração florestal é um desdobramento que vai beneficiar 20 hectares que estão ao redor da área, ou seja, vai contribuir com a recomposição de uma região degradada e vai proteger ainda mais a RPPN. Isso tudo amplia a oferta dos serviços ecossistêmicos gerados a partir da floresta em pé, como o estoque e a remoção de carbono e a segurança hídrica”, explica Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.

O Restaura Caatinga contempla quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para superar os maiores desafios do nosso tempo, cuidar do planeta e melhorar a vida de todos: Educação de qualidade (ODS 4), Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), Ação contra a mudança global do clima (ODS 13) e Vida terrestre (ODS 15). O projeto também está alinhado à Década de Recuperação dos Ecossistemas (2021-2030), estabelecida pela ONU.

Cristopher P. Cesar, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente, explica porque o engajamento socioambiental é importante também para empresas privadas: “Nós entendemos que todos e todas, incluindo os representantes de instituições privadas, têm responsabilidade sobre o meio ambiente, por isso a Celeo possui uma política de sustentabilidade que busca desenvolver a proteção da biodiversidade da Caatinga. O projeto em questão contempla o ODS 15 (Proteger a vida terrestre), um dos cinco priorizados pela Celeo, entre os 17 existentes, na busca das metas do desenvolvimento sustentável da ONU.”

Atividades que serão desenvolvidas

O projeto é dividido em três atividades. A primeira é a realização de um curso avançado de restauração ecológica da Caatinga, de 40h/aula, em formato online, para atores envolvidos na cadeia da restauração do bioma.

A segunda frente de ação é a consolidação da Reserva Natural Serra das Almas como ponto de treinamento de coletores de sementes. Será realizada uma formação de 40h/aula para os coletores, abordando a coleta, o beneficiamento de sementes e a identificação de espécies nativas da Caatinga.

Também será alocado recurso para a aquisição das sementes dos coletores treinados como forma de estimular a atividade e servir como um pontapé inicial para a atuação dos mesmos nessa nova atividade econômica. As sementes serão armazenadas no laboratório existente dentro da RNSA para serem utilizadas nas ações de restauração deste projeto e demais ações de restauração da Caatinga.

A terceira atividade é a restauração de 20 hectares de ecossistemas da caatinga da Reserva Particular do Patrimônio Natural Neném Barros, em Crateús, a partir da técnica desenvolvida pelo Laboratório de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Instituições envolvidas

  • Associação Caatinga: responsável pela elaboração e execução do projeto, a Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.
     
  • Celeo – Serra de Ibiapaba Transmissora: responsável pelo aporte financeiro do projeto, a Serra de Ibiapaba é uma companhia de transmissão de energia da Celeo, grupo que atua na transmissão e geração de energia renovável, com atuação em mais de 10 estados brasileiros.
     
  • VBIO: responsável pelo monitoramento técnico e financeiro do projeto e comunicação corporativa, a VBIO é uma plataforma de bioeconomia que viabiliza projetos de valorização da biodiversidade brasileira.
Artigos relacionados
DestaquesMEIO AMBIENTE

Turismo de observação de aves ganha Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo

Uma atividade que une conservação ambiental, conhecimento técnico e desenvolvimento sustentável acaba de ganhar um novo incentivo no Brasil. O…
MEIO AMBIENTE

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil ultrapassa 42 mil acessos e impulsiona turismo sustentável

Imagens de algumas das melhores opções para visitantes no país estampam cada página do Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil,…
DESTINOSMEIO AMBIENTE

Projeto Orla aprimora a organização litorânea da APA em Fernando de Noronha

O Projeto Orla, que teve início na segunda-feira passada, 1º, e que segue até a próxima sexta-feira, 05, promove uma…