As férias escolares impulsionaram o turismo em julho deste ano. A alta movimentação nos destinos turísticos fez o mês registrar o maior faturamento mensal do setor desde janeiro de 2020, totalizando R$ 18,3 bilhões. O montante representa uma alta de 32,1% em comparação com o mesmo período do ano passado e é, até então, o maior faturamento do ano, de acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Quando comparado ao mesmo mês de 2019 – período pré-pandemia – o índice ficou apenas 2% abaixo do volume registrado à época. Entre os destaques do mês aparecem o setor aéreo, com alta de 86,8% no comparativo anual, seguido pelas atividades pelos meios de hospedagens e restaurantes, com um crescimento de 22%. Ainda aparecem na lista as atividades culturais, recreativas e esportivas (18,8%), os transportes aquaviários (12,6%) e terrestres (14,2%), além das locadoras de veículos, agências e operadoras de turismo (2,4%).
O levantamento da FecomercioSP ainda aponta um momento de retomada das atividades culturais, recreativas e esportivas em julho deste ano. Segundo a entidade, o setor foi um dos primeiros a ser afetado pelas restrições impostas pela pandemia e, só agora, tem conquistado resultados equivalentes aos períodos anteriores a 2020. Ao todo, foram faturados pelo segmento cerca de R$ 1,27 bilhão, valor ainda 13,3% abaixo do registrado em julho de 2019.